Queijo na alimentação vegana

Mineirinho Consumidor Leave a Comment

 

O movimento vegano tem como objetivo o não consumo de produtos de origem animal: carne, peixes, laticínios, ovos, mel e outros. Para  muitos dos adeptos ao veganismo um dos grandes desafios é o não consumo de queijos.

 

Existem alternativas que podem substituir de maneira adequada o consumo dos produtos, inclusive dos queijos.

 

Hoje no mercado existem diversas opções de leite, como o de soja, de arroz, de aveia, amêndoas, e muitas outras. Diferentes tipos de leite podem produzir diferentes tipos de queijo, além dos  tradicionais de vaca, cabra ou búfala.

 

Preparamos três opções que podem ser ideais para quem é adepto do veganismo e não abre mão do delicioso sabor de queijo na receita. Confira:

 

Parmesão

Salpicar por cima de pratos quentes uma boa quantidade de parmesão ralado é um hábito comum, e difícil de abandonar. Existe no mercado um produto chamado Levedura/Fermento nutricional, que consiste em um pó em flocos que apresenta um sabor natural do tipo do queijo.  Pode ser uma ótima experiência!

 

Ricota e Cottage

Muito comum em patês, cremes e molhos é bem difícil encontrar substitutos. Ainda não existe um substituo direto da ricota, porém, muito comum é a utilização do Tofu como base. Sua textura firme e sabor delicado pode ser muito bem aproveitado.

 

Queijo Artesanal

Muitas pessoas  prezam pelo sabor de um queijo artesanal e poucas não sabem que é possível até produzir um queijo vegano em casa! Existem opções que usam como base batata, mandioca, semente de girassol, castanhas e muito mais!

 

Apesar de não ser tão fácil encontrar no mercado, existem opções industrializadas de queijos veganos. Existem marcas em que é possível escolher entre os sabores prato, mozarela e provolone.

 

Para quem está começando uma dieta vegana e é apaixonado por queijos, aconselhamos um envolvimento gradual para se adaptar aos novos sabores. Assim você consegue se acostumar e aproveitar as novidades.

 

Envie pra gente sugestão de queijos veganos e substitutos! Fique por dentro das novidades do Portal do Queijo.

Compartilhe esse post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *