Queijo Camembert: Lenda e fórmulas do ilustre francês

Portal do Queijo Notícias 1 Comment

 

Você conhece o queijo Camembert? Originário do norte da França, é um queijo de pasta mole, apresenta fina crosta de bolor branco impregnada de pigmentos marrons, produzido com leite de vaca. Possui aroma leve e sabor suave, ligeiramente acidulado.

 

Acredita-se que na época da Revolução Francesa, a família da queijeira Marie Harel abrigou um padre que estava sendo perseguido. Como forma de agradecimento, o padre passou-lhes todo seu conhecimento sobre fabricação de queijos. Surgiu então, através de uma adaptação do brie, o queijo Camembert.

 

Em 2007, os pequenos produtores que utilizavam a fórmula tradicional se sentiram ameaçados por indústrias que apresentaram interesse em produzir o queijo de uma forma mais rápida e barata (com leite fervido, que pode ser extraído de diversas fontes, favorecendo a produção em lotes maiores).

 

Atualmente, apenas 4% das milhões de fórmulas tradicionais são utilizadas. As versões feitas pelas indústrias apresentam um queijo mais duro, casca borrachuda e gosto menos apurado.

 

Desde 1983, o camembert fabricado originalmente, com leite cru, recebe um rótulo francês de qualidade, o “AOC”, sigla para o termo francês “de origem protegida”. Com o passar dos anos, as indústrias entraram na justiça para conseguir este selo, porém, após meses de luta, a corte francesa acabou favorecendo os pequenos produtores.

 

Até ai tudo bem, não é? Mas não. Mesmo saindo favorecidos, alguns produtores decidiram vender suas marcas, o que facilitou a ampliação das indústrias no seu domínio de mercado. Estas, por sua vez, começaram a utilizar os selos “camembert produzido no norte da França”, mesmo que se trate de versões pasteurizadas.

 

Ficou com vontade de experimentar este queijo cheio de história? Ele pode ser encontrado em empórios que vendem queijos importados. O preço por uma quantidade de 230g pode ultrapassar R$70,00.

 

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o queijo camembert? Já contamos aqui no Portal a história do queijo muçarela.

“Compartilhe

Comments 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *