Cervejas-fruit-beer

Você sabe o que é uma cerveja Fruit Beer? Ela combina com queijo!

Ana Komar Consumidor, Notícias Leave a Comment

Os ingredientes de uma cerveja podem variar muito e a cervejaria pode escolher entre uma série de adjuntos, aditivos, ervas aromáticas e, até mesmo, frutas, para a composição de sua receita. A escolha desses ingredientes tem o poder de alterar o sabor final da bebida, transformando a cerveja em vários aspectos, desde seu corpo e cor, até seu aroma e sabor.

Entre os aditivos mais comuns está o açúcar, responsável pela fermentação da bebida, capaz também de aumentar seu teor alcoólico. Esse açúcar pode ser obtido de diversas formas e, inclusive, ser substituído por frutas (inteiras ou apenas o suco), que cumprem bem seu papel na fermentação e garantem novos sabores à bebida. As receitas que levam fruta em sua produção são chamadas de cerveja Fruit Beer.

Tenha cuidado para não confundir uma cerveja Fruit Beer com uma cerveja Lambic. A cerveja Fruit Beer leva receitas com adição de frutas, sua criação parte de um estilo base ao qual se acrescenta uma fruta, que lhe confere aroma e sabor com o objetivo de obter uma bebida diferente. Aqui a fruta não deve se sobrepor ao estilo original da cerveja, mas sim enriquecê-lo. Já as Lambics são cervejas de fermentação espontânea, que podem ou não ter a fruta adicionada a receita, feitas em tanques abertos e normalmente maturadas em barricas de madeira.

E elas harmonizam bem com queijo de cabra e com queijo Brie!

As cervejas do estilo Fruit Beer geralmente trazem cereja, framboesa, pêssego, maçã e laranja. Porém, é possível encontrar rótulos com frutas de todos os tipos, como cranberry, amora, damasco, açaí e até banana, como é o caso da já consagrada Wells Banana. As cervejas desse estilo identificam, em seus rótulos, o estilo base da receita e as frutas utilizadas.

O estilo tem tido ótima aceitação no mercado Europeu, principalmente por sua refrescância e drinkability. Elas chegaram tímidas ao mercado brasileiro, mas já fazem a cabeça dos degustadores mais experientes. E agora que você já sabe tudo sobre as Fruit Beers, é hora de partir para a degustação. Confira as melhores aqui no Clube do Malte.

Mas não para por aí, para te ajudar na escolha, preparamos um post com 5 cervejas Fruit Beer que você deve conhecer. Basta clicar aqui e conferir!

 

Sobre Ana Komar

Ana KomarJornalista, atua há 2 anos como analista de conteúdo no Clube do Malte, responsável pelo Blog e revista Cerveja de Todos os Jeitos. Apaixonada por história, curiosa por culturas e apreciadora de boas cervejas!

Compartilhe esse post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *