Helena Castro - Verdemar

União familiar com sabor de queijo

Lorenza Coelho Consumidor, Notícias, Produtor Leave a Comment

Já falamos por aqui, diversas vezes, que muitos países usam sua cultura gastronômica para unir a família e, assim, fazer de cada encontro um momento único e especial. E, nessa diversidade de culturas, sabores e aromas, sempre existe espaço para um bom queijo, regado a muita história e tradição.

Quem nunca ouviu falar de histórias familiares de Portugal, com um pedacinho de queijo da Serra da Estrela? Ou da Itália, com os queijos Gorgonzola e Parmegiana Reggiano?

Na Grécia, nosso ator principal é o queijo Feta, um delicioso coalhado típico com leite de cabra e de ovelha que está sempre presente nas mesas familiares, nas mais deliciosas saladas. Os ingleses comemoram suas ocasiões felizes com pratos regados ao delicioso queijo Cheddar. Já os franceses têm a sorte de brindar os bons momentos com o Brie, um dos mais aclamados no mundo.

O Brasil, é claro, não poderia ficar de fora desta lista, dada a infinidade de queijos deliciosos que temos. Minas Gerais se destaca com suas sete regiões queijeiras, sendo a Serra da Canastra uma das mais tradicionais e reconhecidas internacionalmente. No nosso nordeste, o genuíno queijo de coalho está lá, das praias aos bistrôs, assim como o queijo do Reino. Enquanto o queijo de coalho vem das raízes dos sertanejos viajantes, que deixavam o leite coagular no matulão, uma espécie de bolsa feita do estômago de animais, o queijo do Reino foi uma deliciosa herança deixada pelos holandeses que colonizaram a região.

Seja de onde você for, ou qual dessas culturas você queira experimentar, a ideia, hoje, é reunir a história e o sabor de cada família, e de cada lugar, com os queijos, esses alimentos tão presentes em nossas mesas.

Portanto, aproveite as festas de final de ano e as reuniões familiares, um momento de união e amor, para saborear algumas destas delícias. Na rede de supermercados Verdemar, você encontra diversas opções destas preciosidades.

E se, segundo a lenda, no ano novo devemos usar amarelo, pois a cor traz fortuna e alegria, a dica é vestir-se com esta cor e preparar deliciosos pratos com queijos do Reino e Cheddar, por exemplo. Sua mesa estará mais do que completa para a chegada do ano novo! Feliz 2019!

Helena Castro Souza, Fromagere do Verdemar

Sobre Lorenza Coelho

Lorenza CoelhoLorenza Coelho é jornalista com mais de 20 anos de mercado. Nascida em Congonhas/MG, teve o queijo mineiro como ingrediente de sua infância. Gosta de apreciar o queijo por onde passa e, principalmente, conhecer as características de fabricação, os produtores que estão por trás desse lindo ofício. Graças à sua expertise em comunicação e com "a faca e o queijo na mão" decidiu criar um site para falar sobre o assunto. Atualmente, escreve sobre o tema para a revista Cerveja de Todos os Jeitos, do Clube do Malte.

Compartilhe esse post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *