Queijos - Pixababy

2° Festival de Queijos e 1° Festival do Doce de Leite Juntos em São Paulo

Portal do Queijo Consumidor, Notícias, Produtor Leave a Comment

Estas duas grandes paixões nacionais não poderiam ficar de fora das comemorações do aniversário da maior cidade da América Latina.

Vários tipos de queijo – além do Canastra – em receitas inéditas e muito doce de leite farão a festa dos amantes dessa dupla.Som do DJ top das baladas Dinho Garcia. Em local coberto, amplo e climatizado, com entrada gratuita.

A estrela continua sendo o Queijo Canastra, um tipo brasileiro de origem e produção em Minas Gerais, na região da Serra da Canastra há mais de duzentos anos. Ele é primo distante do queijo de São Jorge, de Açores, Portugal, e foi trazido pelos imigrantes da época do Ciclo do Ouro.

Em maio de 2008, esse queijo minas artesanal foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan). Seis anos antes, o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha) já havia concedido o título de Patrimônio Imaterial ao laticínio. O queijo minas artesanal é o sustento de mais de 30 mil famílias em mais de 600 municípios do Estado.

A grande produção de queijo mineiro – cerca de 220 mil toneladas ao ano – ajuda o Brasil a manter o posto de 6º maior produtor de queijo do mundo. Pouco mais da metade de todo o queijo consumido em solo nacional vem de Minas Gerais. Os frequentadores do Festival terão a oportunidade de apreciar e adquirir variados tipos desta iguaria.

Doce de leite – o doce “raiz”

Existem algumas versões para o aparecimento do doce de leite. Uma delas é que teria surgido na Argentina, em 1829, durante um encontro entre os generais Lavalle e Juan Manuel de Rosas para estabelecer um acordo para a convocação de eleições gerais. A cozinheira do acampamento teria esquecido a panela de ferro com leite e açúcar no fogo. A mistura se transformou em uma pasta e, ao experimentar, um soldado teria elogiado bastante o sabor.

De um desastre culinário surgiria um dos doces mais saborosos e admirados em todo o mundo, especialmente no Brasil. Por aqui, o Estado de Minas Gerais é um tradicional produtor da delícia. Outra versão é que já existia esse produto no século XVIII, no Chile.

“A longa tradição gastronômica do estado de Minas Gerais é capaz de “tirar qualquer um dos trilhos”, e os paulistas amam essas duas maravilhas de paixão. Por isso, elegemos os dois produtos para fazer um festival de arrasar: queijo e doce de leite. Vamos brindar a SP, terra que me acolheu e a tantas outras pessoas, em grande estilo”, destaca Elaine.

Cardápio irresistível

Além dos queijos artesanais “in natura”, como Canastra, Frei Rosário (maturado em caverna), maturados com cachaça e os com cerveja na massa, grana pândano, brie, camembert, santo casamenteiro, azul de minas, queijo de cabra e recheado com requeijão, os trufados (recheados, únicos no Brasil a ganhar medalha no Prêmio Queijo Brasil) os queijos Trem Bom de Minas, Vila Minas, Bom da Fazenda, Capão Redondo, Ouro Fino, Fazenda Campo Belo, Mantiqueira da Serra, Vialat, Cataua, Queijo Bom, Queijos Mamma, Jersey de Itu, Rancho da Vila, os temperados, coalho e meia cura, haverá opções variadas e saborosas com o saboroso ingrediente, como: macarrão no queijo cremoso, raclete de queijo, pão de queijo e brigadeiro de queijo, entre outros.

Ainda no cardápio, massas, molhos, antepastos e carnes artesanais; hambúrgueres com queijo canastra, lanche de pernil e linguiça, pasteis, coxinhas, batata rosti, porções, paella caipira, galinhada, baião de dois, pasta de trufa, pasta de alho, trutas defumadas, queijinho de pipoca, bolinho de polenta, pães, patês e tortas salgadas. E tem mais: embutidos, como presunto parma, salame, copa, panceta, lombo e linguiça, tudo artesanal com SIF e molho de pimenta.

Na parte de doces: doce de leite Viçosa, doces da Canastra, bolos confeitados, bolos, waffel holandês com gelato italiano, alfajor, suspiro, brownie de doce de leite, morango encapado de brigadeiro de doce de leite, cookies com recheio de doce de leite, torta de Nutella com ninho, limão, amêndoas com brigadeiro, queijo com doce de leite, cheesecake de doce de leite e paçoca, canolli, brigadeiros gourmet, brigadeiros de doce de leite, choquito e romeu e julieta, sonho de doce de leite, palha italiana, pavês, pastel doce, mini churros, raspadinha, goiabinha e mantecal caseiros, geleias, biscoitinhos e doces de Minas, entre outros.

Para beber, opções de chope e cerveja com a Cervejaria Camilos, Cervejaria Schornstein, Cervejaria DNA Bier, Cervejaria Imperatriz e La Beer Cervejaria, além de cachaças artesanais, vinhos, suco de uva, café orgânico Coronel, café caipira, café Nespresso, refrigerantes e água.

Para animar, o som fica a cargo do consagrado DJ das noites paulistanas Dinho Garcia, com a melhor seleção de Rock dos Anos 80/90. É um programa de lazer completo para as famílias paulistanas. E tudo com entrada gratuita!

Responsabilidade Social

Mantendo a parceria de vários anos com o Centro de Convivência Início de Luz, que abriga uma creche, serão arrecadados alimentos não perecíveis para a entidade sem fins lucrativos, que cuida de mais de cem crianças carentes das regiões do Cambuci e centro da capital paulista.

Selo Paixões Paulistanas

2º Festival de Queijos de São Paulo e o 1° Festival de Doce de Leite do Espaço As Meninas, têm a certificação dos eventos e ações idealizados sob medida para o gosto dos paulistanos. Para criar o selo e o calendário de eventos, os organizadores fizeram uma vasta pesquisa e identificaram os temas que mais atraem o público da cidade de Sã o Paulo, terra de todos os gostos e sabores. Este selo está produzindo uma variedade de festivais inéditos que acontecem desde 2012 e continuarão ao longo de 2019.

Serviço: 2° Festival de Queijos e 1° Festival do Doce de Leite
Entrada Gratuita
Data: 26 e 27 de janeiro (sábado e domingo)
Horário: 12h às 19h
Local: Rua Joaquim Távora, 605, Vila Mariana – próximo ao metrô Ana Rosa. Local amplo, seguro e coberto.
Informações para expositores:
eventos@espacoasmeninas.com/ tel. (11) 5585-1750 / 16 991016996

Fonte: www.oquefazeremsaopaulo.com.br

Sobre Portal do Queijo

Portal do QueijoHá mais de 20 anos de mercado, Lorenza Coelho, onde passou por todos os tipos de veículos de comunicação. Atualmente, dirige uma empresa de comunicação (www.leccomunica.com.br) onde trabalha com diversos estabelecimentos gastronômicos e convive diariamente com chefs. Nascida em Congonhas/MG, não tem como amar o queijo. Por onde passa, gosta de conhecer e apreciar essa iguaria.

Compartilhe esse post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NEWSLETTER
close slider