Premio Queijo Brasil

O que esperar de queijo em 2019?

Osvaldo Filho Consumidor, Notícias Leave a Comment

Regulamentação de leis e eventos agitarão o ano

É geral a ansiedade pela regulamentação do SELO ARTE, criado pela Lei 13.680 de 14 de Junho de 2018. Uma comissão foi criada pelo MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, no finzin do ano passado e, segundo fonte ligada à nova Ministra Teresa Cristina, espera-se novidades nos próximos 90 dias.

Em Minas Gerais, no apagar das luzes de 2018, o Governo Estadual publicou a Lei 23.157 de 19 de dezembro de 2018. Esta lei recém-nascida também precisará ser regulamentada, para tanto, a expectativa é grande. A esperança dos produtores e associações de produtores de queijo é ter garantida a representatividade na regulamentação, que será muito bem conduzida pelo Dr. Thales Almeida, novo diretor geral do IMA/MG, juntamente com a SEAPA, na pessoa do Dr. Gilson Leal, conhecedor da causa do queijo artesanal, articulados com a EMATER/MG e EPAMIG.

Enquanto isso, por todo estado de Minas, Festivais e Concursos ocorrerão em Alagoa e nas demais 7 Regiões Produtoras de Queijo, a saber: Araxá, Canastra, Campos das Vertentes, Cerrado, Serra do Salitre, Serro e Triângulo Mineiro. Fique ligado aqui no Portal do Queijo que te manteremos informados.

A novidade será o Mundial do Queijo do Brasil em Araxá, nos dias 09 a 10 de Agosto, promovido pela SertãoBras, Guilde Internationale Des Fromagers e Aqmara. O V Prêmio Queijos Brasil (foto), que é tradicionalmente realizado em São Paulo durante o Mesa SP ainda não tem data e local anunciados. Fique ligado aqui nesta coluna que divulgaremos mais informações.

Além das fronteiras tupiniquins teremos dois importantes eventos: o Mondial du Fromage, promovido pela Guilde Internationale Des Fromagers nos dias 02 a 04 de Junho em Tours na França; e o Cheese, promovido pelo Slow Food nos dias 20 a 23 de Setembro em Bra na Itália.

Deu pra perceber que 2019 será um ano bem queijístico, né? Quando o assunto é queijo: um é pouco, dois é bom, três nunca é demais #frasesqueijíticas

Um abraço e um queijo,

14

Sobre Osvaldo Filho

Osvaldo FilhoOsvaldo Martins de Barros Filho é de Alagoa/MG, empreendedor mineiro na Queijo d’Alagoa-MG, pioneiro na venda de queijo pela internet, bacharel em Direito, palestrante, Secretário da Comissão do Queijo Artesanal da ABRALEITE e membro da Comissão Técnica do Queijo Artesanal na FAEMG; escreve ao GUIALAT e ao Portal do Queijo mensalmente.
E-mail: contato@queijodalagoa.com.br
Instagram: @queijodalagoamg

Compartilhe esse post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *