Mercado Central, 90 anos de história, tradição e queijo!

Ana Cecilia Consumidor, Notícias Leave a Comment

O ano de 2019 é especial para o Mercado Central  da nossa #ahhbeagá! O espaço, sinônimo de história, tradição e muito queijo, é sem dúvida um lugar que deve tanto ser visitado se estiver passeando aqui na capital mineira como se for morador! Me encaixo no último caso e estiver por lá e compartilho aqui alguns registros: todo tipo de queijo para queijólotra algm colocar defeito! Ahh! E quer programar uma visita para não perder tempo, entra no site do Mercado e lá tem até divisão por categorias na parte de lojas! “Laticínios/queijaria e cachaça”, que muito nos interessa, são 17 espaços (olha isso queijólatras!), perdendo apenas para as categorias “produtos naturais”, “temperos e condimentos” e “utilidades domésticas”.

Com mais de oito décadas e em plena atividade, nos seus 24.000m² de área o mercado possui 400 lojas, que empregam diretamente 2.850 funcionários. Aberto de domingo a domingo, recebe mensalmente um milhão e duzentas mil pessoas. O público é diverso, formado por diferentes classes sociais. É ponto de encontro dos belo horizontinos, atrai todos os dias milhares de visitantes de todos os lugares do Brasil e do mundo e em seus corredores guarda grandes memórias e muitas histórias para contar.

 

Mais sobre os 90 anos:

No dia 7 de setembro de 1929 foi inaugurado o novo Mercado Municipal no terreno que abrigava o campo do América Futebol Clube, localizado entre a avenida Paraopeba (atual Avenida Augusto de Lima), e as ruas Goitacazes, Curitiba e Santa Catarina. Este já surgia como um dos maiores centros de comércio do Estado, alojava cerca de 100 comerciantes e seu foco principal era a venda de produtos hortifrutigranjeiros, já existindo bares, cafés, salões de barbeiro, posto policial e agência dos Correios. Nos 14.000 m² do terreno descoberto, circundado pelas carroças que transportavam os produtos, as barracas de madeira se enfileiravam para a venda de alimentos.

Em 1973 passou a ser denominado Mercado Central e este, com participação ativa dos comerciantes ao longo dos anos, ampliou suas atividades, expandiu seus negócios e se transformou em um centro comercial não só de produtos alimentícios, mas também de artesanato e produtos típicos, e se transformou num dos principais pontos turísticos de Belo Horizonte.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:

Segunda a sábado, das 7h às 18h.
Domingos e feriados, das 7h às 13h.

ESTACIONAMENTO:

Diariamente, das 7h às 21h.
Aceitamos dinheiro, cartões de débito e crédito (Estacionamento 1)

Aceitamos dinheiro e cartões de débito (Estacionamento 2)
Mais informações: 31 3274.9497 / 31 3274.9434

POSTO DE INFORMAÇÕES TURÍSTICAS:

Tel: 31 3277.4691
informacoes@mercadocentral.com.br

ENDEREÇO: Av. Augusto de Lima, 744
Centro – CEP: 30190-922
Belo Horizonte – MG – Brasil

 

Sobre Ana Cecilia

Ana CeciliaApaixonada por conhecer novidades e dar boas dicas, a jornalista que já vem fazendo isso diariamente no Ahh Beagá*, se compromete com os queijólatras do nosso Portal a fazer isso por aqui também!
*No instablog há dicas de agitos, gastronomia e serviços da capital mineira Belo Horizonte, carinhosamente chamada de nossa #ahhbeagá!

Instagram: @ahhbeaga/

Compartilhe esse post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *