Minas Gerais ganha cave inédita para maturação de queijos

Lorenza Coelho Consumidor, Notícias Leave a Comment

Foi inaugurada em Sacramento/MG uma estrutura no modelo das utilizadas para maturação dos queijos franceses. A cave fica na fazenda Caxambu foi desenvolvida pela queijaria Senzala, vencedora do Concurso “Global de Queijos e Produtos Lácteos” (em francês, Mondial du Fromage et des Produits Laitiers), realizado em Tours. 

 

A cave é toda feita de pedras, tem 7 metros por 9 metros, sendo cinco metros de profundidade, que vão garantir a temperatura e umidade necessárias ao queijo de qualidade.

Marly Leite, diretora da queijaria conta que a cave tem capacidade para 10.000 queijos e que esse tipo de cave é inédito no país.

Por isso, estão identificando queijeiros da região para que possam compartilhar do processo de maturação na cave. “Já encontramos 22 produtores e esperamos trabalhar com eles até 2020″, destaca Marly.

 

 

 

 

 

 

 

Sobre Lorenza Coelho

Lorenza CoelhoLorenza Coelho é jornalista com mais de 20 anos de mercado. Nascida em Congonhas/MG, teve o queijo mineiro como ingrediente de sua infância. Gosta de apreciar o queijo por onde passa e, principalmente, conhecer as características de fabricação, os produtores que estão por trás desse lindo ofício. Graças à sua expertise em comunicação e com "a faca e o queijo na mão" decidiu criar um site para falar sobre o assunto. Atualmente, escreve sobre o tema para a revista Cerveja de Todos os Jeitos, do Clube do Malte.

Compartilhe esse post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *