Foi assinado o decreto que regulamenta queijos artesanais e embutidos de origem animal

Lorenza Coelho Notícias, Produtor Leave a Comment

O presidente Jair Bolsonaro assinou na última quinta-feira (18/7) um decreto regulamentando o Selo Arte, que identifica queijos artesanais e embutidos de origem animal.

Segundo a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), o selo “desburocratiza a produção e a venda desses alimentos”.  A assinatura fará parte da cerimônia para celebrar os 200 dias de governo do presidente.

Ainda de acordo com a nota da FPA, o texto classificará como produtos artesanais de origem animal os que forem elaborados com “matérias-primas de origem animal de produção própria ou de origem determinada, resultantes da adoção de técnicas predominantemente manuais por indivíduo que detenha  o domínio integral do processo produtivo”, e o Ministério da Agricultura criará um cadastro para esses produtos.

Já os Estados farão a fiscalização, a concessão do selo, atualizações do cadastro, e os regulamentos para a fiscalização.

 

Foto: Fernando Martinho

Fonte: Revista Globo Rural

Sobre Lorenza Coelho

Lorenza CoelhoLorenza Coelho é jornalista com mais de 20 anos de mercado. Nascida em Congonhas/MG, teve o queijo mineiro como ingrediente de sua infância. Gosta de apreciar o queijo por onde passa e, principalmente, conhecer as características de fabricação, os produtores que estão por trás desse lindo ofício. Graças à sua expertise em comunicação e com "a faca e o queijo na mão" decidiu criar um site para falar sobre o assunto. Atualmente, escreve sobre o tema para a revista Cerveja de Todos os Jeitos, do Clube do Malte.

Compartilhe esse post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *