Underground American IPA – conheça a cerveja do Clube do Malte

Ana Komar Consumidor, Notícias Leave a Comment

Pensando em deixar a sua experiência cervejeira ainda mais completa, unimos duas de nossas paixões, música e cerveja em um único produto. Com a intenção de juntar os sabores da bebida com os tons das melodias criamos a cerveja Underground, uma American India Pale Ale, produzida com sete diferentes lúpulos. Criada em 2012, foi o primeiro rótulo do Clube do Malte e uma das primeiras cervejas lupuladas produzidas no Brasil.

Tomar sua cerveja favorita enquanto assiste uma partida de futebol ou em um churrasco é bom, mas quando está em boa companhia e com boa música o momento fica perfeito. Mas você sabia que a música está ainda mais ligada ao ato de degustar cervejas, diretamente no paladar? Segundo um estudo realizado na Bélgica pelo pesquisador brasileiro Felipe Reinoso Carvalho e estudo foi publicado no periódico Food Quality and Preference, a música interfere no sabor da cerveja.

Um dos testes foi realizado no Museu dos Instrumentos, em Bruxelas. O pesquisador pediu para que os voluntários classificassem três cervejas. A degustação foi embalada por estímulos sonoros diferentes: uma trilha de piano para acentuar sabores doces, uma mais complexa com instrumentos metálicos para destacar os azedos e outra canção com o baixo bem grave para valorizar as notas amargas.

As três cervejas que cada participante provou eram, na verdade, a mesma cerveja. Segundo o pesquisador, mesmo assim, eles transferiram a experiência de acordo com os tons das músicas para as percepções do paladar. Ele também explica que frequências mais baixas – os sons graves – acentuam os sabores amargos, e frequências altas – os agudos – realçam a doçura dos alimentos e bebidas.

Agora, além de ouvir o que lhe agrada e deixar o momento mais descontraído, você pode harmonizar sua música preferida com sua cerveja.

A Underground é uma típica IPA americana – aromática, seca e refrescante. Apresenta uma bela coloração amarelo ouro, aroma cítrico e floral e, apesar dos seus 52 IBUs e 6,8% de teor alcoólico, é extremamente equilibrada.

Uma IPA como toda IPA deve ser.

Quer saber tudo sobre cervejas? Acesse o Blog Cerveja de Todos os Jeitos, do Clube do Malte, e fique por dentro de tudo sobre o universo cervejeiro!

Sobre Ana Komar

Ana KomarJornalista, atua há 2 anos como analista de conteúdo no Clube do Malte, responsável pelo Blog e revista Cerveja de Todos os Jeitos. Apaixonada por história, curiosa por culturas e apreciadora de boas cervejas!

Compartilhe esse post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *