Conheça queijos elaborados com diferentes tipos de leite

Lorenza Coelho Curiosidades, Notícias Leave a Comment

Você aí que adora queijos, sabia que existem quatro tipos da iguaria produzidos no Brasil? E todos eles combinam com cerveja!

Os mais comuns são os feitos com leite de vaca, mas também somos bons produtores de queijos elaborados com leites de búfala, cabra e ovelha.

Os queijos feitos com o leite de vaca possuem um sabor mais suave e uma textura mais cremosa. Mas, é possível encontrar versões com gostos bem acentuados.

Os queijos feitos com leite ovino quase sempre são semimacios. E, na maioria dos casos, a textura suave e ligeiramente oleosa é uma característica do queijo produzido a partir de leite de ovelha, que é altamente nutritivo.

Cerveja para harmonizar: Witbier.

Já os queijos de leite dos caprinos têm um sabor picante e um aroma único, que varia de acordo com a curagem da peça. O teor de gordura do queijo de leite de cabra é bem parecido com o de leite de vaca. Mas, o sabor é bem diferente, graças à ação dos ácidos gordos e à alimentação das cabras. Também semelhante aos queijos de leite de vaca, os sabores dos de cabra vão de suave até os mais fortes.

Cerveja para harmonizar: Brown Ale.

E o queijo de leite búfala, por sua vez, é uma fonte de proteína, cálcio, ferro, fósforo, vitamina A e outros compostos importantes para uma alimentação humana saudável. Contudo, não se pode ignorar que ele possui um teor de gordura bem mais alto, quando comparado com queijo produzido com o leite de vaca tradicional. Então, seu consumo deve ser moderado!

Cerveja para harmonizar: Pilsen.

 

E você, gosta de qual tipo de queijos? Comente comigo pelo e-mail www.portaldoqueijo.com.br

Sobre Lorenza Coelho

Lorenza CoelhoLorenza Coelho é jornalista com mais de 20 anos de mercado. Nascida em Congonhas/MG, teve o queijo mineiro como ingrediente de sua infância. Gosta de apreciar o queijo por onde passa e, principalmente, conhecer as características de fabricação, os produtores que estão por trás desse lindo ofício. Graças à sua expertise em comunicação e com "a faca e o queijo na mão" decidiu criar um site para falar sobre o assunto. Atualmente, escreve sobre o tema para a revista Cerveja de Todos os Jeitos, do Clube do Malte.

Compartilhe esse post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *