Falco e Márcia Galeria do Queijo

Galeria do Queijo completa 24 anos em São Paulo

Osvaldo Filho Consumidor, Notícias, Turistando Leave a Comment

O Tenente e a Professora – O ano era 1996. Falco Bonfani prestava serviço militar vestindo a farda de 2º Tenente do Exército Brasileiro. Junto com sua noiva, Márcia, que era professora, abriram uma mini-loja de laticínios da Sul Mineira em um horti-fruti. Uma amiga em comum trabalhava no Hortifruti Imigrantes e convidou o casal para abrir uma loja de queijos lá. “Naquela época já era um sonho ter uma loja no Horti-Fruti da Imigrantes” conta Falco.

No início foi bem difícil. Falco recorda o tempo que pegavam carro emprestado para fazer compras. Inúmeras vezes desciam de ônibus cheios de sacolas com queijos. Trabalhavam durante o dia e faziam faculdade à noite.

Galeria – O sacolão parecia uma feira coberta. Aos poucos foi sendo modernizado e a Galeria do Queijo foi acompanhando e fazendo parte deste processo de transformação. “Quando éramos recém casados, ao invés de comprarmos móveis pra casa nós preferíamos investir numa máquina de ralar queijos” relembra Falco, que foi ampliando o espaço físico da Galeria gradualmente. Ele sempre foi mais arrojado, sonhador e impulsivo. A Márcia, sempre mais racional e pé no chão.

A estrutura física da Galeria passou por diversas transformações até chegar à atual identidade que representa através do tijolo, vidro e ferro a urbanidade de seus donos, bem como de São Paulo e, ao mesmo tempo fazendo-nos sentir numa boutique de queijos americana ou francesa.

Neste mês de Julho a Galeria do Queijo completa 24 anos e atualmente conta com uma equipe de 14 funcionários e mais de 1500 itens. Sendo mais de 350 queijos, cerca de 250 industriais e 100 artesanais.

Queijos Artesanais – O interesse pelos artesanais brotou no ano de 2014. Falco fez contato com um produtor de São Roque de Minas e recebeu a visita do Guilherme, do Queijo Capim Canastra, e na primeira degustação virou cliente. Quando Falco viajou até a Canastra e vivenciando aquele terruá teve a certeza que não abriria mais mão dos queijos artesanais. A tendência natural foi começar a busca por queijos artesanais de outras regiões de Minas e do Brasil, como o Queijo com Sotaque da Elizabeth de Paulo Lopes, lá de Santa Catarina.

Prêmio Queijo Brasil – Além de ser jurado no Word Cheese Awards, Falco também integra a comissão organizadora do Prêmio Queijo Brasil à convite fundador do prêmio, Bruno Cabral. “Foi de suma importância poder colaborar neste evento, o resultado é sempre muito emocionamente. Reúne muita gente boa e valoriza o queijo artesanal brasileiro” relata Bonfani.

Pandemia: a crise causada forçou a Galeria do Queijo inovar e abrir um novo canal de vendas e serviço de entrega. Falco participa também da Comer Queijo, uma associação de comerciantes de queijos artesanais, onde foram promovidas diversas ações para minimizar os impactos, entre elas compra coletiva e promoções dos queijos artesanais.

Para conhecer as obras de arte da Galeria do Queijo dirija-se à Avenida Professor Abraão de Morais, 1500, no Bairro da Saúde em São Paulo. A Galeria do Queijo fica dentro do Horti-Fruti Imigrantes que dispõe de amplo estacionamento e funciona de segunda a sábado as 07 às 18 horas e aos domingos e feriados das 07 às 13 horas.

Siga a @galeriadoqueijo

 

“Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *