Secretária Ana

Secretária de Estado Ana Valentini visita Alagoa

Mineirinho Notícias Leave a Comment

A secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Valentini, visitou, nesta quinta-feira (8/10), a cidade de Alagoa, no Sul de Minas, recentemente reconhecida pelo Governo de Minas como Região Produtora do Queijo Artesanal Alagoa (leia mais aqui). O município tem cerca de 150 produtores de queijo responsáveis por 3 toneladas/dia da saborosa riqueza proveniente da mais alta das Terras Altas da Mantiqueira.

Secretária Ana

Secretária Ana Valentini visita Alagoa-MG. Foto: @queijodalagoamg

Fico honrada por estar em Alagoa. Nossa preocupação no Governo de Minas é ajudar com muita ênfase o produtor rural. Acreditamos muito na força da agricultura familiar para a recuperação do Estado. Queremos que o produtor tenha mais renda e que viva com mais dignidade”, conta a secretária Ana Valentini que ficou encantada, não só com os queijos, mas com a natureza que cerca a cidade.

Devido as restrições de público impostas pela pandemia alguns produtores de queijo encontraram-se com a Secretária e representantes da EMATER/MG e o IMA, ambos órgãos vinculados à SEAPA, o objeto era ouvir as demandas do setor.

Secretária Ana Valentini e Osvaldo Filho da Queijo d'Alagoa-MG

Secretária Ana Valentini e Osvaldo Filho da Queijo d’Alagoa-MG. Foto: Márcia/IMA-MG

É uma satisfação muito grande poder receber a Secretária Ana Valentini aqui em Alagoa e poder externar nossa gratidão ao Governo de Minas que através do brilhante trabalho de caracterização do queijo realizado pela EMATER, EPAMIG, IMA juntamente à EMBRAPA Gado Leite de Juiz de Fora culminou na tão sonhada Certificação do Queijo Artesanal Alagoa” diz Osvaldo Filho, fundador da Queijo d’Alagoa-MG. “Além do Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade do Queijo, que já está sendo elaborado pelas equipes da SEAPA necessitamos do término do asfalto da Rodovia Estadual LMG-881 Osvaldo Martins de Barros, que está ficando conhecida como Rodovia do Queijo“.

O extensionista da EMATER, Julio Fleming parabenizou o Estado pela legislação estadual e ressaltou a importância de ampliar a presença do IMA na região de Alagoa e Mantiqueira de Minas para continuidade e o sucesso das próximas etapas do processo.

Após a reunião a Secretária visitou uma queijaria e seguiu para Aiuruoca, que integra a Região Mantiqueira de Minas.

“Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *