Queijo Alagoa Pequena

Verdade: Primeira loja de queijos em Alagoa-MG completa 5 anos

Mineirinho Notícias, Turistando 2 Comments

Parece mentira que na terra do queijo não existia nenhuma loja especializada em queijo, não é?

É verdade, até 1º de Abril de 2017, data em que foi inaugurada a primeira loja de queijos em Alagoa na Rua José Luiz de Siqueira, 352, no Centro da pequena cidade do Sul de Minas.

Completando 5 anos em 2022 a loja da Queijo D’Alagoa-MG inicialmente nasceu de forma virtual em 2009, pioneira na venda de queijo pela internet no Brasil.

TripAdvisor

Loja da Queijo D’Alagoa-MG – Travelers’Choice 2021 | Foto: Nereu JR/Fatura

VISITA RECOMENDADA – O estabelecimento foi reconhecido como vencedor do Prêmio Travellers’Choice de 2021 fazendo parte de um grupo seleto de 10% das melhores atrações na Tripadvisor, a maior plataforma de viagens do mundo.

Essa conquista celebra empresas que oferecem experiências fantásticas de forma consciente para turistas em todo o mundo, tendo recebido ótimas avaliações de viajantes no Tripadvisor nos últimos 12 meses.

A loja também foi recomendada pela Revista Forbes que destacou a atração na Rota do Queijo e do Azeite.

HISTÓRIA 

O senhor Jeremias Sene era tropeiro, empilhava os queijos embrulhados em folhas de bananeira dentro de balaios de bambu, colocava-os em cima do lombo dos burros e atravessava a Serra da Mantiqueira por trilhas e caminhos rudimentares para vender os queijos no Vale do Paraíba-SP, e por vezes, em Resende-RJ.

Os anos passaram. Os tempos evoluíram.

Seu bisneto, Osvaldo Martins de Barros Filho buscou ajuda no SEBRAE-MG e tornou-se tropeiro digital ao fundar a Queijo D’Alagoa-MG em 2009 para ajudar o Sô Batistinha, produtor de queijo que na época enfrentava dificuldades pra escoar a produção, pois a pessoa que comprava seu queijo pagava um preço irrisório e tinha a bárbara coragem de dar um cheque para 40 dias.

Osvaldo Filho

Osvaldo Filho da @queijodalagoamg | Foto: Douglas Magno/AFP

Isso mudou. No início de tudo o propósito era ajudar o Sô Batistinha com os queijos. Com o passar dos anos ficou notório que a missão foi muito além!

Atualmente diversas famílias de pequenos produtores de queijo são parceiras da Queijo D’Alagoa-MG que através dos Correios e transportadoras consegue entregar os queijos de Norte a Sul do Brasil. No começo nenhuma transportadora aceitava vir coletar os queijos aqui, liguei para várias. Hoje, graças a Deus, são as transportadoras que ligam oferecendo de vir buscar os queijos relata Osvaldo Filho.

O negócio virtual iniciou uma transformação social no município de Alagoa reconhecendo a importância do produtor e agregando valor ao produto; preservando a história, cultura e tradição; movimentando a economia local; fomentando o turismo e promovendo Alagoa como destino turístico e ainda mantendo a agência dos Correios aberta com o contrato de postagem.

BOX DE INFORMAÇÕES

Site: http://www.queijodalagoa.com.br/queijos-artesanais/

WhatsApp: 35 9988 5 6638

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO  @queijodalagoamg

“Compartilhe

Comments 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *