Croissants com queijo! Uma delícia!

Portal do Queijo Consumidor, Dicas 2 Comments

Você aí, já adora croissant?  O croissant é um  pão de massa folhada em formato de meia-lua, feito  de farinha, açúcar, sal, leite, fermento, manteiga e ovo para pincelar.

A sua origem é atribuída aos padeiros de Viena, onde era conhecido pelo nome de Kipferl desde o século XIII, sendo feito de tamanhos variados. Segundo a tradição, em 1683 (Batalha de Viena), enquanto trabalhavam à noite, os padeiros de Viena ouviram o barulho que o inimigo otomano fazia ao cavar um túnel e, ao dar o alarme sobre o que estava acontecendo, conseguiram impedir o êxito do ataque. O formato em crescente seria alusivo à bandeira do Império Otomano. Os franceses, ainda hoje, chamam este tipo de pão amanteigado de viennoiserie.

O segredo do croissant está na massa, que deve ser semifolhada. Ela possui menos gorduras, menos dobras e leva fermento biológico. As dobras são responsáveis pela separação da massa e das camadas de gordura que proporcionam a “folhagem” do croissant.

Um bom croissant deve ter um bom aspecto, como uma lua em quarto crescente, com uma crosta crocante e uma bela cor dourada. As pontas devem estar descoladas do meio, e o miolo deve ser alvo, aerado, e mostrar a consistência certa.

Os nutricionistas recomendam moderação em seu consumo, pois  contém metade de seu peso em lipídios.*Fonte Wikipedia.

Variações com queijo

Descobrimos uma empresa que tem como carro-chefe os croissants: a Croasonho –  única rede de franquias especializada em croissants recheados do país. Confira algumas opções de recheios sugeridos por eles.

Primeiramente, vamos dar uma receita de como fazer a massa (fonte: Tudo Gostoso)

Ingredientes: 
900 g de farinha de trigo
150 g de margarina
1/2 litro de leite
2 tabletes de fermento biológico (30g)
1 colher rasa (sobremesa) de sal
2 colheres (sopa) de açúcar
1 gema para pincelar
Agora vamos aos recheios : 

 

Frango com cream cheease e bacon

Frango com Cream Cheese e Bacon

Peito de Frango em Cubos, Cream Cheese, Bacon, Alface e Tomate.

 

 

 

Tomate seco

Tomate Seco, mussarela e rúcula

Tomate Seco, Queijo Muçarela, Rúcula e Orégano.

 

 

 

Filet com requeijão e mussarela

 

Filet com requeijão e mussarela

Isca de Carne, Requeijão e Queijo Muçarela.

 

 

E você, conhece algum recheio diferente para o salgado? Conte pra gente!

 

Sobre Portal do Queijo

Portal do QueijoHá mais de 20 anos de mercado, Lorenza Coelho, onde passou por todos os tipos de veículos de comunicação. Atualmente, dirige uma empresa de comunicação (www.leccomunica.com.br) onde trabalha com diversos estabelecimentos gastronômicos e convive diariamente com chefs. Nascida em Congonhas/MG, não tem como amar o queijo. Por onde passa, gosta de conhecer e apreciar essa iguaria.

Compartilhe esse post

Comments 2

  1. Avatar
    1. Mineirinho

      Obrigado pelo contato! Em breve teremos novidades na nossa página. Continue nos acompanhando! É um prazer ter você como leitor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *