Queijo do Serro Juá

Ana Cecilia Consumidor Leave a Comment

Recentemente provamos (e aprovamos!) dois tipos de queijos Juá, da região do Serro.  Que delícia de experiência: um com sabor bem intenso, com notas de cogumelos frescos pela presença do mofo misto, picância leve característica  dos queijos do Serro. Chamou atenção ainda a textura com crosta rústica com leve presença do mofo branco e miolo macio. Super entendido que o exemplar maturado, durante 60 dias, é peça premiada – Bronze no IV Prêmio Queijo Brasil 2018.  O outro que provamos mais fresco também é feito artesanalmente a partir do leite cru, coalho e pingo. E antes de sair para a comercialização fica por 40 dias em um ambiente úmido  e frio o que proporciona a ele uma cobertura “rugosa branca”, deixando a casca mais firme e crocante com uma massa branquinha e extremamente macia.  Seu sabor é marcante acidez equilibrada e com mais tempo de maturação ele fica adocicado mais picante.

Os queijos Juá são produzidos pela 5ª geração da família Costa, na fazenda frutuoso Limoeiro, na cidade de Alvorada de Minas. Começou com o Sr. Joares Ferreira Costa e segue mais fortemente hoje com os filhos Cássio e Paulo Henrique. Cássio (na foto) contou para o Portal do Queijo que a receita deste queijo foi trazida para o Brasil no século XVIII por portugueses que vieram da região portuguesa ilha de açores. “Em Minas, a técnica foi adaptada às características da microrregião do Serro, tradicionalmente reconhecida por entregar um queijo mais úmido e ácido”, explicou.

“As especificidades do gado, clima, pastagem e relevo são determinantes para as características finais do nosso queijo, sendo conhecido por seu sabor único e  marcante”. Reconhecido como patrimônio cultural e imaterial Brasileiro, o autêntico queijo do Serro e produzido em 11 municípios mineiros.

https://www.instagram.com/tv/B0MWx_hFTXS/?igshid=1gfm19f8ypt3w

Faça contato direto com o produtor: (31) 98546-5283 e @serro.queijojua

“Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *