La Caseina

Brasileiro abre queijaria na Espanha

Osvaldo Filho Consumidor, Turistando 4 Comments

Ser empreendedor é desafiador. Ser empreendedor num país estrangeiro é mais desafiador ainda. Ser empreendedor num país estrangeiro em meio à uma pandemia, nem se fala. Como todo bom brasileiro é de fibra e não desiste nunca, um tupiniquim chamado Bruno Cabral foi pra Espanha e abriu uma queijaria lá na Catalunha Central, em Vic, uma cidade de 48mil habitantes – minúscula comparada a São Paulo, cidade de onde Bruno saiu.

No Brasil, Cabral fundou a loja Mestre Queijeiro, na Rua Simão Álvares, nº 112 em Pinheiros, que continua aberta, mas sob nova direção. Acontece que a esposa do Bruno é espanhola. O casal decidiu criar os filhos Joan, de 8 anos e Aina, de 4 anos em solo espanhol.

Inicialmente a mudança foi motivada para criação dos filhos, mas com o passar dos dias Bruno começou a desenhar um projeto para defender a produção local da região da Catalunha. Enquanto arquitetava a loja veio a pandemia. Mesmo assim, Cabral prosseguiu com a ideia e montou a loja, pequena e simples, mas aproveitando ao máximo os 22m² com uma geladeira expositora de queijos e dois armários com produtos regionais, a maioria orgânicos, desde cervejas, meles, marmelada e vinhos.

O brasileiro enxerga um grande potencial na região da Catalunha que é uma região pequena, tem apenas um queijo tradicional e abre-se à uma nova cultura de consumo de outros queijos. Está numa região econômica muito boa e faz fronteira com a França. Um ambiente propício para ele transmitir com muita paixão o que ele acredita: circuitos de proximidade, rotas curtas de transporte, de venda e de consumo onde se usa o mínimo de combustível fóssil e de plástico. “Aqui consigo fazer isso, a logística e outros fatores importantes contribuem, infelizmente no Brasil isso é bem difícil. A gente ama, mas é difícil e torna-se inviável” revela Bruno.

#ficaadica: Depois de visitar Barcelona compensa rodar 71km e visitar La Caseina no seguinte endereço: Carrer de Cardona, 1 – Vic Espanha 08500

“Compartilhe

Comments 4

  1. Avatar

    Parabéns Bruno pela iniciativa empreendedora. Também estou a “zarpar” para Portugal e pretendo abrir um negócio parecido com o seu. Gostaria de uma idéia de investimento para área de salão não maior que a sua. Obrigado e boa sorte!!

  2. Avatar
    1. Osvaldo Filho Post
      Author
  3. Avatar

    Notícia maravilhosa! Só uma observação… o plural de mel, pode ser méis também, fica sonoramente agradável e melhor que meles, que pode ser entendido como conjugação do verbo melar!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *