Comida di Buteco movimenta o país (e, claro, vários pratos tem queijo!)

Lorenza Coelho Novidades para Queijólatras Leave a Comment

Prato “Quase sem querer” de bar de BH (MG)

No calendário do brasileiro, de norte a sul, é hora de festejar a cultura de buteco! E vários pratos do Comida di Buteco 2018, como o do bar do Dedinho, em Belo Horizonte (MG), trazem o queijo em destaque (abaixo detalhes).

Em todo o Brasil são quase 600 butecos participantes que participarão da eleição do Melhor Buteco do Brasil! Em Minas Gerais, além da capital, participam as cidades: Juiz de Fora, Montes Claros, Uberlândia, Poços de Caldas e Vale do Aço ( Timóteo, Ipatinga e Coronel Fabriciano ). Ainda na região Sudeste: São Paulo, Campinas, Jaguariúna, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Rio e Baixada Fluminense. Na região Nordeste: Salvador, Lauro de Freitas, Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Fortaleza. Região Norte: Manaus, Belém, Icoaraci e Ananindeua. Na Centro-oeste: Brasília, Guará, Aguas Claras, Taguatinga, Goiânia e Aparecida de Goiânia. E região Sul: Florianópolis (estreante de 2018!), Curitiba, Porto Alegre e Canoas.

Mais sobre o festival

Numa primeira etapa – de 13 de abril a 13 de maio, em cada uma das cidades participantes, os butecos  pré-selecionados apresentam os tira-gostos criados especialmente para a competição, sendo tema livre na edição 2018. O público e um corpo de jurados visita, vota e elege o campeão, avaliando  4 categorias (petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida) . O petisco leva 70%  do peso da  nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%.

Após conhecermos os 21 campeões de cada cidade, em junho eles serão visitados por um juri extra e, em Julho, conheceremos o melhor buteco do país! Uma eleição de um ícone afetivo da cultura local e nacional, envolvendo o público e abrangendo todo o país é inédita em todo o mundo!

Consulte a lista de bares e pratos de cada cidade participante no site ou baixe o app ComidadiButeco.

*Na foto em destaque: prato “Quase sem querer” – bife ancho na chapa com molho de queijo e alho poro, servido com legumes al dent e dadinho de tapioca com queijo, regados com molho especial da casa. Onde encontrar: Bar do Dadinho, no bairro Santa Amélia, em Belo Horizonte (MG)

Sobre Lorenza Coelho

Lorenza CoelhoLorenza Coelho é jornalista com mais de 20 anos de mercado. Nascida em Congonhas/MG, teve o queijo mineiro como ingrediente de sua infância. Gosta de apreciar o queijo por onde passa e, principalmente, conhecer as características de fabricação, os produtores que estão por trás desse lindo ofício. Graças à sua expertise em comunicação e com "a faca e o queijo na mão" decidiu criar um site para falar sobre o assunto. Atualmente, escreve sobre o tema para a revista Cerveja de Todos os Jeitos, do Clube do Malte.

Compartilhe esse post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *