Foundue – conheça a história dessa delícia

Foundue de queijo

#Especial fondues

Está aberta a temporada de fondues! Com o clima mais ameno e frio, nada melhor do que saborear essa delícia, harmonizando com vinhos e outras bebidas em sua escolha.

E para inspirar suas noites de inverno, preparamos especiais que falam da história, curiosidades e receitas de fondues.

Nesta matéria vamos explicar um pouco sobre a sua origem, afinal, sempre é bom conhecermos melhor o que comemos. Uma observação, queijo também é cultura!

 

A Fondue (fundida) é um prato de origem suíça a base de queijo que é aquecido sobre uma lamparina, também conhecida como espiriteira ou réchaud, com calor pouco intenso – muitos usam até vela para esquentar. A região de origem da fondue não é totalmente conhecida, mas estima-se que foi inventada na região de Jura/Savoie.  Existe uma receita considerada a mais antiga que foi escrita num livro de cozinha escrito em Zurique em 1699.

Como a fondue ficou famosa

Durante os séculos XVIII e XIX a fondue era desfrutada apenas por pessoas mais ricas já que utilizava-se queijos mais nobres como o normalmente Gruyère e Emmental. Na década de 1950 ganhou fama junto ao exército suíço e ganhou fama internacional na década de 50, quando o chefe Conrad Egli, do restaurante Chalet Suísse, em Nova Iorque, passou a servir o prato.

 

Vamos começar?

O fogareiro é o passo inicial para fazer uma fondue. Para cozinhar sobre a mesa é preciso, antes de tudo, um fogareiro, que pode ser encontrado em diversos formatos e materiais. Há ainda quatro tipos de fonte de calor que podem ser usadas no preparo da fondue:

 

Álcool – é o mais usado. Fogareiro com álcool são mais apropriados para manter fervente a fondue. O tempo de combustão neste tipo de fogareiro, em chama alta, é mais ou menos de uma hora. Na chama média ou baixa é de duas horas.

Vela – é uma fonte de calor fraca. Ela serve para manter as fondues e os molhos quentes, mas não é possível ferver.

Gás (butano) – permite cozimento sobre a mesa e com ele pode-se ferver em chama alta. Para manter as fondues em ebulição basta chama média ou baixa.

Aparelhos elétricos – são mais práticos e permitem controle de temperatura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.