Queijo do Serro ganha marca própria

Queijo Serro_credito Daniel Moreira

Amanhã 24/10 é um dia especial para os produtores de queijo artesanal do Serro!

O Sebrae Minas, em parceria com a Associação dos Produtores Artesanais de Queijo do Serro (Apaqs) realiza, na cidade do Serro, região Central de Minas, o lançamento da marca Região do Serro, o selo que garante a qualidade do legítimo queijo artesanal.

Trata-se da valorização da região a partir do produto, um dos grandes representantes da gastronomia mineira, conhecido desde a época da Coroa Portuguesa. A iguaria é registrada como Patrimônio Cultural e Imaterial Brasileiro e certificada pelo Instituo Nacional de Propriedade Industrial (INPI) com o selo Indicação Geográfica (IG), na modalidade Indicação de Procedência (IP), que garante sua origem.

A região produtora do Queijo do Serro é composta por 11 municípios: Alvorada de Minas, Coluna, Conceição do Mato Dentro, Dom Joaquim, Materlândia, Paulistas, Rio Vermelho, Sabinópolis, Santo Antônio do Itambé, Serra Azul de Minas e Serro. De acordo com cadastramento realizado pelo Sebrae, em conjunto com a Universidade Federal de Viçosa, a região possui aproximadamente 750 produtores que, juntos, somam uma produção anual de 3,66 mil toneladas, cerca de 10 toneladas por dia do famoso queijo artesanal.

Os produtores são, em sua maioria, agricultores familiares, de pequeno porte, com produção média diária em torno de 15 unidades. Com o apoio do Sebrae, eles estão organizando sua associação e reposicionando o produto no mercado por meio da maturação do queijo e da valorização da origem. A produção do queijo nas propriedades rurais é toda artesanal.

A altitude e o clima são determinantes para as características do produto e contribuem para definir o terroir, a exemplo dos melhores queijos franceses e italianos. “A marca Região do Serro vem expressar a identidade do território e faz parte da estratégia de valorização do queijo e de seus produtores”, ressalta o analista de Agronegócios do Sebrae Minas, Ricardo Boscaro.

Iguaria premiada

No ano passado, o Queijo do Serro ganhou destaque internacional ao conquistar quatro medalhas – três de prata e uma de bronze – no Mondial du Fromage, realizado na cidade de Tours, na França. A iguaria mineira concorreu com 700 produtos de 20 países. As ações do Sebrae para valorizar o queijo do Serro foram fundamentais para o êxito em terras francesas. A instituição orienta produtores sobre a importância do trabalho em grupo, o fortalecimento do associativismo, a revisão do regulamento de uso da Indicação de Procedência e a análise do mercado, além de participação em feiras e eventos.

 

Queijo com ecologia

Localizado na porta de entrada do Vale do Jequitinhonha (o histórico rio homônimo nasce em seu território), a 230 quilômetros de Belo Horizonte, Serro destaca-se também pelo potencial turístico: o município abriga parte do Parque Estadual do Pico do Itambé, berço de vegetação do cerrado, e é integrante do Circuito Turístico dos Diamantes e da Estrada Real. Além das atrações históricas, como igrejas e casarões, os distritos de Milho Verde e São Gonçalo do Rio das Pedras, rodeados por serras, morros, rios e cachoeiras, têm atraído fortemente o turismo ecológico.

 

Com Assessoria de Imprensa Sebrae Minas

 

 

 

 

2 thoughts on “Queijo do Serro ganha marca própria

  1. Frederico Osanam Bambirra says:

    Um dos problemas do turismo em Serro, é que, aos domingos e feriados, tudo fecha, por incrível que pareça. Aliás, o mesmo se dá em Diamantina. Assim, é difícil fazer turismo nessas cidades.

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