Produtores de leite, cooperativas e indústrias de laticínios se reuniram no último dia 7, na sede do Sistema FAEMG, em BH, para o lançamento oficial do Conseleite/MG – Conselho Paritário de Produtores/Indústrias de Leite do Estado de Minas Gerais.
O objetivo é manter a transparência na formação de preços do mercado. A partir da análise de dados fornecidos por produtores e indústrias, um complexo sistema de cálculo aponta preços de referência a serem pagos ao produtor. O presidente da Comissão Estadual de Pecuária de Leite da FAEMG, Eduardo Pena, explica que esse valor servirá de base para o mercado, mas o preço real alcançado por produtor depende ainda de outros aspectos, como a distância e a qualidade da estrada de acesso à propriedade rural, o tipo de ordenha, sua fidelidade junto ao laticínio e outros adicionais.
A plataforma entra em funcionamento em janeiro, em fase experimental. A expectativa é que, até março, esteja totalmente pronta para o acesso do produtor. “Através do site ou do aplicativo, ele poderá inserir seus valores (volume médio diário e análise da qualidade do leite) para que o sistema calcule o valor de referência, mês a mês. É um instrumento importante para que possa se planejar com antecedência e negociar suas entregas”, explica Eduardo Pena.
“Depois de tantas lutas, temos o Conseleite, feito por várias mãos, e que irá harmonizar as relações na cadeia produtiva de forma positiva para todos. É um mecanismo que possibilitará o diálogo com clareza e transparência, contribuindo para que todo o setor cresça, de forma complementar, comemora Roberto Simões, presidente do Sistema FAEMG.
Para Ronaldo Scucato, presidente do Sistema OCEMG, é importante os produtores estarem organizados. O Conseleite é uma vitória fantástica. É a certeza desta organização e de que teremos esta análise de toda a cadeia produtiva do leite em Minas.
João Lúcio Barreto Carneiro, presidente do SILEMG também tem a expectativa de que o Conseleite será um sucesso. “No que depender de nós, o Conseleite vai ser um sucesso. Ele foi uma decisão do setor. Produtor e indústria não podem viver separados. Uns dependem dos outros para enfrentar este mercado tão competitivo.”, ressalta.
Sobre o Conseleite
Benefícios ao produtor
- Acompanhamento do que ocorre com o mercado lácteo em tempo real
- Análise de oportunidades de melhoria de preços, por meio de aumento do volume e qualidade de leite
- Plataforma para troca de informações, que recebe dados agregados que serão importantes para a gestão
- Acesso a estatísticas sobre o mercado lácteo
- Acesso a materiais exclusivos
- Confidencialidade dos dados
Indústrias participantes
- Cemil
- Cooperativa de Conselheiro Pena
- Cooperativa de Itambacuri
- Cooperativa Vale do Mucuri – Carlos Chagas
- Cooperativa Vale do Rio Doce – Governador Valadares
- Cooperrita – Santa Rita do Sapucaí
- Cooperserro
- Corples Serrania
- Embaré
- Itambé
- Jussara
- Lactalis
- Laticínio Sabor da Serra – Lima Duarte
- Laticínios Coalhadas – Juiz de Fora
- Laticínios Ita – Itabirito
- Laticínios Vida – Montes Claros
- Porto Alegre
- Scala
Fonte: Assessoria de imprensa FAEMG