BELO HORIZONTE – Nesta quarta-feira, 25 de novembro, está sendo realizado o julgamento do Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal, que este ano tem edição especial pelos 300 anos de Minas Gerais.
Além dos vencedores escolhidos pelo júri técnico, também será eleito o melhor queijo por uma comissão formada por jornalistas.
O evento acontece na sede da Emater-MG em Belo Horizonte. A cerimônia com anúncio dos vencedores e a premiação ocorrerá no dia 9 de dezembro, também na sede da Emater-MG.
Para esta edição foram inscritos mais de 217 queijos, produzidos nas sete regiões caracterizadas e reconhecidas como produtoras de Queijo Minas Artesanal. São elas: Araxá, Campo das Vertentes, Canastra, Cerrado, Serra do Salitre, Serro e Triângulo Mineiro.
Os queijos serão avaliados em sabor, textura, aroma, apresentação, cor e consistência, por um júri técnico formado por estudiosos da produção queijeira e por profissionais com ampla experiência na área. Os jurados escolherão os cinco primeiros colocados e, entre eles, o campeão estadual.
No período da tarde, o júri formado por jornalistas avaliará os queijos finalistas da primeira etapa. O produtor do queijo eleito pelo júri dos jornalistas receberá uma premiação especial. Por causa da pandemia do novo coronavírus, o julgamento deste ano não foi aberto ao público.
O Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal é promovido todo ano pela Emater-MG, vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), com o objetivo de estimular a produção de queijos de qualidade, promover a divulgação entre consumidores e incentivar a legalização de queijarias.
O evento está sendo transmitido pelo You Tube da Emater-MG.