Mineiro tem queijaria premiada mundialmente que vende 3 toneladas de queijo por mês

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Ele criou uma queijaria premiada internacionalmente que vende 3 toneladas ao mês

No Dia do Queijo (20/1), PEGN conta a história de Osvaldo Filho, que fundou a Queijo d’Alagoa-MG, em 2009, com foco em comércio pela internet

Por Carina Brito da Revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios

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Osvaldo Filho, fundador da Queijo d’Alagoa-MG Foto: Nereu Jr / Fartura

Quando Osvaldo Filho, 37 anos, decidiu vender queijos pela internet em 2009, chegou a duvidar de si mesmo. “Mas também tive uma intuição muito forte de que daria certo”, conta o empreendedor. Ele comanda a Queijo d’Alagoa-MG, empresa premiada que produz e vende queijos artesanais para todo o Brasil — totalizando 3 toneladas por mês. Entre os prêmios recebidos estão: medalha de ouro no Mundial do Queijo do Brasil e medalha de prata no Mondial du Fromage na França, ambos em 2019.

Desde o início do negócio, o empreendedor fez parcerias com famílias produtoras de queijo de sua cidade. Filho fica responsável pela maturação, ou seja, o envelhecimento do queijo, processo a partir do qual são alterados o aroma e o sabor. Depois de maturados, os queijos recebem ingredientes como azeite, vinho e café para criar diferentes tipos.

Nascido em Santo André, em São Paulo, Filho se mudou para Alagoa (MG) quando tinha apenas oito meses de idade. Por isso, considera-se praticamente mineiro. Já adulto, concluiu a graduação em Direito, mas decidiu não seguir carreira.

O que ele gosta mesmo é de queijo — algo que veio de família. “Meu bisavô, Jeremias Sene, embrulhava os queijos em folhas de bananeira e, cavalgando em burros, subia a Serra da Mantiqueira para vender no Vale do Paraíba”, lembra o empreendedor. Em 2002, Filho conseguiu um emprego na prefeitura de Alagoa para fazer cadastro dos moradores em programas sociais.

Em 2009, decidiu visitar um produtor de queijos da região e, conversando com ele, ficou sabendo que ele estava com dificuldades de fazer vendas. “Ele cobrava um valor irrisório e os clientes ainda pagavam com um cheque para 40 dias.” Inconformado, decidiu fazer algo a respeito. A intuição disse que a solução era a internet.

“Aqui em Alagoa tem muitos produtores de queijo, inclusive na minha família”, diz o empreendedor, que sempre acompanhou a produção. “Sempre gostei de usar a internet e dei aulas de informática. Quis ser pioneiro para vender no mundo virtual.” Depois de pesquisar e não encontrar nada parecido com sua ideia, foi atrás do Sebrae e passou a estudar sobre empreendedorismo para começar o negócio.

A primeira dificuldade foi logística. “Nenhuma transportadora queria coletar o queijo por causa da estrada de terra. Fui aos Correios perguntar se era possível fazer o envio de queijos, e descobri que sim”, afirma. Para conseguir clientes, o empreendedor também usou a rede mundial de computadores. Entrava em sites de receitas e escrevia comentários divulgando seu produto. Nos primeiros meses, conseguiu vender para um chef de cozinha de um restaurante em São Paulo, que virou cliente e o divulgou para outros.

Osvaldo Filho
Osvaldo Filho, tropeiro digital – Foto: Nereu Jr/Fartura

Filho também apostou em publicações nas redes sociais, especialmente no Facebook. A estratégia era publicar imagens que mostrassem o estilo de vida de campo e produção do queijo. “No início, eram fotos com resoluções bem ruins, mas eu mostrava locais da cidade também, como as montanhas e as cachoeiras”, diz o empreendedor. Em 2014, Filho chegou a receber um prêmio por incentivar o turismo na região, o Prêmio MG Turismo.

Em 2017, decidiu abrir uma loja física em sua cidade. “Muitos clientes queriam visitar a minha casa. Então ficaria melhor recebe-los em uma loja própria”, diz Filho.

Durante a pandemia, Filho começou a revender queijos de mais pequenos produtores de sua cidade para ajudá-los a serem mais difitais. “Fechamos nossa loja por quatro meses, mas fizemos uma grande campanha de divulgação na internet para continuar vendendo. Mesmo clientes que não compravam há bastante tempo voltaram a consumir”, afirma.

Para este ano, o empreendedor tem planos de abrir uma loja conceito em Alagoa, em que dará cursos de produção de queijo. Ele também pretende inaugurar uma loja na cidade de Passa Quatro, também em Minas Gerais.

ADICIONAL:

Site: www.queijodalagoa.com.br

ZAP DO SAC: 35 9988 5 6638

Instagram: @queijodalagoamg

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