O gourmet do queijo: receita de cheesecake

Júnior Neves, chef de cozinha pelo Espaço Gourmet e formado em Gastronomia Internacional pelo Senac.


Ingredientes


350 gramas de biscoito maisena

100 gramas de manteiga em temperatura ambiente

300 gramas de cream cheese

150 mls de leite condensado

150 gramas de nata

2 limões siciliano

Geleia a gosto

Modo de preparo

Em um liquidificador bata o biscoito maisena até ficar totalmente triturado, logo após misture a manteiga aos poucos até virar uma massa, em uma forma de fundo falso, preencha em uma camada fina, pode ser montado em aros para porções individuais, em um bowl, com a ajuda de uma batedeira, bata levemente a nata até o ponto de chantilly, logo após misture com uma espátula de silicone suavemente o chantilly o cream cheese e o leite condensado, para finalizar adicione o suco do limão siciliano, despeje a massa do queijo por cima da nossa massa de biscoito e leve à geladeira por no mínimo 2 horas, após esse tempo, pode servir com a geleia de sua opção.

Dica do chef

A parte que merece uma atenção maior é bater a nata até o ponto de chantilly, a dica mais importante é bater em rotação mínima da batedeira, se passar do ponto vai amanteigar, deixe em ponto menos por que a estrutura da massa vai ser transformada após entrar com o suco do limão siciliano, dando corpo ao nosso cheesecake.

O grande trunfo dessa receita é que não contem ovos e não tem a necessidade de ir para o forno, a receita não contem muito leite condensado, por que o interessante é deixar realmente com o sabor do queijo mais presente, e o doce da receita fica por conta da geleia, aqui usamos a geleia de morando e a geleia de tangerina, pode ser incluído alguns outros tipos de queijo para uma receita mais elegante, como o queijo feta ou mascarpone em quantidades de 150 para essa receita.

Para decoração, fica por conta das frutas, uvas, morangos e jabuticaba são ótimas opções.

Rendimento: 6 pessoas

Tempo de preparo: 30 minutos (sem o tempo de descanso)

Dificuldade: Fácil

Obs.: As nozes levemente trituradas no liquidificador, podem entrar tanto com a massa de biscoito maizena quanto na finalização para um crocante na receita.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.