Atualmente, o queijo é uma das iguarias mais consumidas pelos brasileiros, seja ele o queijo industrial ou queijo artesanal. Em qualquer região do país o queijo faz parte do cardápio da população.
O estado de Minas Gerais é um dos maiores produtores de queijos do Brasil. De acordo com alguns dados, a produção e também o consumo de queijos no estado de Minas Gerais aumentou significativamente a um ritmo de 8% na segunda metade da década passada.
Além disso, a quantidade, aliada a variedade dos tipos e preços do produto que estão disponíveis para a população e, principalmente, o aumento da renda dos brasileiros nos últimos anos impulsionaram o segmento da produção de queijos.
No entanto, esse aumento diz respeito mais ao queijo industrial e não exatamente ao queijo artesanal.
Se levar em consideração o crescimento populacional e também o crescimento da média de 6% na produção de queijos, pesquisas apontam um consumo aproximado de 7,3 quilos de queijo por pessoas daqui a quatro anos. Tal estimativa denota um desenvolvimento de 46% diante da atual quantidade de consumo, que é de 5 quilos por pessoa em todas as regiões do Brasil.
Esse apreço que os brasileiros nutrem por queijo tem relação com o fato de que essa iguaria já virou um alimento tradicional nos lanches, cafés da manhã, entre outras refeições.
Além disso, derivados do queijo, como o pão de queijo, por exemplo, fazem muito sucesso no país.
- O mercado de queijos
O mercado nacional de queijos movimentou cerca de R$ 19 bilhões nos anos de 2014 e também 2015.
Essa evolução na produção foi suficiente para atrair a atenção de empresas de fora do país, que enxergam na produção de queijos várias oportunidades de negócios e crescimento no país. Isso se revela muito bom para o país, pois esse investimento estrangeiro aquece a economia e também gera uma significativa oferta de empregos.
A Associação Brasileira das Indústrias de Queijo (ABIQ) tem uma estimativa bastante positiva em relação a esse aumento de consumo de queijo e essa procura de empresas estrangeiras que almejam investir no setor.
Em nosso país existe uma procura diversificada pelos mais variados tipos e sabores de queijo, fator esse que estabelece uma ampliação no consumo e também cria mais alternativas para quem procura por sabores diferenciados.
A ABIQ destaca também que o aumento do consumo de queijo fora de casa, mas principalmente em estabelecimentos como restaurantes, lancherias, entre outros, passou a contribuir muito para incentivara procurar por essa iguaria.
Além dos motivos que vão pelo gosto e pelo sabor, o queijo, produto derivado do leite, também conta com qualidades nutricionais, bem como possui propriedades que são benéficas para o bom funcionamento do intestino.
Outro ponto positivo em relação aos valores nutritivos dessa iguaria é a presença do cálcio, elemento que é de suma importância para o fortalecimento dos ossos e também dos dentes. O que o torna um grande aliado para a prevenção de transtornos como a osteoporose.
O consumo do queijo no Brasil está em alta e, se depender dos hábitos alimentares da população, irá permanecer em um bom patamar!
Bom
legal
Gostaria de aprender sobre queijos e negócios