Você já viu aquele queijo bem amarelinho, envolto por uma camada de resina? Esse queijo é o Imperial, tradicional da região da Serra do Salitre/MG. Há uma explicação para essa “capa” em volta dele: proteger e permitir que o processo de maturação aconteça. Quanto mais maturado, mais surpreendente o sabor!
Um dos produtores dessa maravilha é o João José Melo. Ele atua no mercado de queijos artesanais desde 2004. Os queijos produzidos em sua fazenda possuem o certificado de qualidade do Estado de Minas Gerais. A produção ocorre na Fazenda Pavão, no município Serra do Salitre. Conheça um pouco mais da sua história e envolvimento com o queijo.
Há quantos anos o senhor trabalha com o mercado de queijos?
Minha família sempre esteve no mercado de queijos. Faço parte da quarta geração de produtores. Desde 2004, estamos produzindo o queijo artesanal. Também fui o segundo a produzir o queijo com certificado de qualidade reconhecido pelo estado de Minas Gerais.
Qual tipo de queijo você produz? Quais são as características dele?
Produzimos o Queijo Minas Artesanal Serra do Salitre. É um queijo macio, de baixa acidez. Entre as características, também consideramos o tempo de maturação que pode variar entre 20 dias e 4 meses.
Como você aprendeu a fazer queijos?
Aprendi com minha família, sempre estive envolvido no processo de produção.
Como vê o mercado de queijos atualmente?
Acho que o mercado é crescente. Acho muito produtivo.
Qual a característica de um bom queijo?
Tem que tem um sabor agradável, característico e representar a particularidade de cada região em que é produzido.
Quais são as habilidades que você julga necessária para ser um bom queijeiro?
Acredito que o principal é gostar do que faz. Além disso, amor, carinho e dedicação são muito importantes.
Esses são alguns dos deliciosos queijos produzidos pelo Sr. João José de Melo: Queijo Minas Artesanal Serra do Salitre.
Onde comprar?
Fazenda Pavão
MG230, Rio Paranaíba, Serra do Salitre.
Contato: 34 99985-2822
E aí, conhece alguma pessoa importante nesse setor? Conte pra gente! Envie um e-mail para redacao@portaldoqueijo.com.br e fique ligado que, em breve, teremos mais personalidades aqui no Portal!
GOSTEI MUITO DOS QUEIJOS QUE SR. JOÃO FAZ, TAMBÉM SOU PRODUTO DE QUEIJO CASEIRO AQUI NO RIO DE JANEIRO NA CIDADE DE SEROPÉDICA. E QUERIA APRENDER MAIS SOBRE OS QUEIJOS E ESSA RESINA DE PROTEÇÃO. MEU NOME E RAFAEL
A resina é comestível ?
A resina aplicada é comestível ?
Podemos comer a resina aplicada ?