Você sabia que cada queijo é fabricado em uma região com características específicas? E é muito importante estar atento na hora de comprá-lo.
O mercado pode ser uma verdadeira tentação na hora de comprar alguns produtos. Muitas opções de queijo pela frente, tamanhos variados, aspectos incríveis e aromas que encantam e aguçam o paladar.
Mas na hora de escolher o queijo devemos nos atentar para as características peculiares de cada um. Você sabia que cada queijo é categorizado pela região em que foi produzido?
É através das particularidades de cada região que o resultado final diferencia cada queijo produzido em um lugar.
Também conhecido no campo gastronômico como Terroir, o termo de origem francesa significa que o produto adquire as características locais, como o clima, pastagem e até o tipo de bactérias agentes no processo de produção.
Carregando a história da sua origem, até a mesa do consumidor, preparamos dicas de quatro regiões que podem ajudar você a reconhecer se o queijo adquirido realmente vem da região esperada e quais pontos devem ser observados:
Muitas outras regiões pelo país apresentam as características próprias em seus produtos, vale ficar atento ao período de maturação e quem fornece cada produto.
E aí? Ficou interessado em saber mais notícias sobre queijo? Confira onde encontrar os produtores desses queijos na Rota do Queijo.
Tá muito fraca a reportagem.
Cadê os links, as dicas por região etc???
Minas tem mais de 200 tipos de queijos… Vocês apresentaram somente 4 tipos…
Existem queijos históricos com descobertas incríveis…
Estão precisando caprichar mais.
A idéia do site é muito boa, mas precisam de acuracidades.