Com tantas opções do produto no mercado, cada um tem uma demanda de corte especial. Preparamos um guia, para orientá-lo a fazer o corte perfeito!
Você tem “o queijo e a faca na mão”, mas será que a faca é a ideal para o queijo? Será que o corte vai ser igual para todos? Então, pensando em orientar você, nas dúvidas do corte do queijo, preparamos um pequeno guia de orientação para o processo.
A nossa primeira publicação do guia será sobre como escolher a melhor faca para cada tipo de queijo. Vamos lá?
GUIA DO CORTE DO QUEIJO
Encontramos no mercado uma grande variedade de conjunto de facas para queijo. O que pode diferenciar na quantidade que vem em cada kit, é a funcionalidade de cada uma, talvez em um jogo menor a mesma faca realize o corte de dois tipos diferentes de queijo.
Depois de conhecer o seu kit é hora de conhecer a especialidade de cada faca. Vamos lá?
Essa faca é ideal para o corte de queijos com recheio cremosos, como brie e camembert. Os furinhos na faca evitam a criação de vácuo na hora do corte, o que contribui para o queijo não agarrar na faca, evitando desperdício.
Ideal para o corte de queijos de casca dura, como o emental, gruyeré, provolone e minas. A ponta desse modelo contribui para a hora de servir, basta espetar o queijo, evitando que durante o corte tenha que colocar a mão.
Utilizada para cortar principalmente o queijo parmesão, devido a sua ponta afiada. Durante a utilização basta finca-la no queijo e quebra-lo em pedaços de tamanhos variados.
Utilizada em queijos cremosos, sua verdadeira função não é o corte, mas sim espalhar o produto, como por exemplo, requeijão, cream cheese, cottage.
Apropriada para o corte de queijos cheddar, mozzarella, gorgonzola, camembert e brie. Sua superfície é maior e lisa, o que torna mais fácil a hora de pegar o queijo para servir, especialmente quando ele está mais cremoso.
Faca de lâmina reta, ideal para corte de queijo cheddar.
Ideal para o corte de queijos azuis e quebradiços. Durante o corte ela contribui para que o mesmo não se despedace.
Dicas sobre facas
- Para boa conservação das facas, evite o lava-louças, o risco de danificar as facas é muito grande, devido à exposição a produtos fortes e temperaturas altas.
- Após o uso, lembre-se de limpar bem as facas. Isso ajuda na conservação da cor da lamina e facilita também na hora de lavar, pois o queijo não ficará grudado.
- Lembre-se de secar faca por faca após lavar.
- Sempre que sentir a potencia de corte reduzida, afie! Existem diversos afiadores de facas no mercado. É muito importe que o gume esteja bem afiado.
Em breve iremos divulgar a segunda parte do Guia do Corte do Queijo. Fique ligado nas nossas novidades!
Boa tarde. Sou comerciante de queijos Minas Artesanais. Tenho uma Butique de Queijos em Divinópolis- MG. Para entender melhor sobre este mercado que cresce a cada dia, gostaria de saber se há cursos no mercado que capacita o profissional se tornar um Metre Queijeiro, como há na França e tantos lugares que conheci mundo a fora. (pessoas conhecedoras do assunto).
Obrigada.
Cristilene Silva Simões.
Olá Cristilene! Fizemos uma matéria recentemente, confira: https://portaldoqueijo.com.br/noticias/2018/01/03/cursos-sobre-queijos-e-profissoes/