Catupiry: você conhece sua história?

Ele é super conhecido e muito presente na culinária brasileira. Saiba mais sobre essa delícia!

 

Aquela coxinha dourada e suculenta não seria a mesma se não fosse recheada com o  acréscimo desse delicioso creme de queijo. E, não só por aí… Pense só naquela pizza de frango, que também não seria tão única se não fosse o saboroso casamento com o catupiry.

 

Muitos outros pratos transbordam a bela combinação que esse tipo de queijo traz. Mas você sabe a origem e a história por trás dessa iguaria? Nós do Portal do Queijo, apuramos e preparamos uma pequena linha do tempo! Vamos conhecer?

 

Em 1911…

Um casal de imigrantes italianos chamados Mário e Isaíra Silvestrin chegou ao Brasil, mais precisamente na cidade mineira de Lambari com uma receita de família de um requeijão cremoso. A receita que era produzida para a família agradou os amigos e tornou-se muito requisitada. Os amigos do casal por sua vez sugeriam para a comercialização do produto.

 

Quando decidiram iniciar a comercialização do produto, a produção era totalmente artesanal e o armazenamento era feito  em pequenas caixas de madeira e envoltos de um papel tipo celofane. As cores que prevaleciam eram azul, vermelho e branco.

 

Em 1949…

A empresa foi crescendo e durante este ano, sua sede foi transferida para a cidade de São Paulo, onde permanece até os dias de hoje. A empresa de laticínios Catupiry, produzia o queijo diferencial, de textura cremosa e pouca acidez.

 

 

Na década de 90…

As tradicionais caixinhas de madeira foram substituídas por embalagens de plástico e outros formatos foram surgindo, como por exemplo, os baldes e bisnagas que passaram a ser requisitados por pizzarias e outras empresas que demandavam grande quantidade de catupiry.

 

Atualmente, encontramos nos supermercados opções de catupiry na bisnaga, no copo e outros formatos.

 

Mas Catupiry é a marca ou o produto?

Sabe aquela história das marcas que se tornam grande referência no seu setor que acabam descrevendo o produto? É o caso da Catupiry, que é uma marca. O queijo é tipo requeijão cremoso e a sua marca é Catupiry.

 

E o que significa Catupiry?

Segundo historiadores, a palavra tem origem indígena, tupi-guarani, que significa excelente. Verdade ou não, podemos dizer que a única certeza é que faz todo o sentido! É uma delícia!

 

Você já viu as sugestões de receitas que levam o catupiry como ingrediente? Confira aqui.

 

Fonte: http://www.catupiry.com.br/a-catupiry

13 thoughts on “Catupiry: você conhece sua história?

  1. Pingback: Receita de purê de batatas com bacalhau - TEMPLO DO CORPO

  2. Angela Jorge De Matos says:

    Essa receita é fantastica!!!
    Amo os produtos da Catupiry!!!
    São de excelente qualidade, e pra esse final de ano não poderá faltar a minha mesa pra dar um toque todo especial aos meus pratos!

  3. Karla says:

    Boa tarde, Gostaria de saber os ingredientes do Catupiry, na embalagem de hoje em dia diz que leva gordura trans. Minha pergunta é essa gordura é a margarina? As primeira receitas quando foi criado o queijo levava esse tipo de gordura?

    sds

  4. Gustavo Henrique Garcez Andrade says:

    Meu Deeeeus, pera, eu jurava que catupiry era um tipo de queijo como o cheddar e o prato. As marcas me enganaram minha vida toda vendendo produtos de “queijo catupiry” kkkkkkkkkkk

  5. MURILO Prado says:

    Parabéns aos proprietários que conseguiram trazer esta marca até os dias de hoje, atravessando tantas crises e o produto sempre igual.
    Admirável, gostaria de saber hoje se a fábrica ainda pertence à família ?
    Vocês realmente devem ter uma administração super eficiente, criando tantas inovações e se adotando as necessidades do mercado.
    Que maravilha

  6. Silvia says:

    Sempre amei o catupiry, inclusive morei muito tempo no exterior, e sempre levava do Brasil!! Agora voltei ao Brasil e estou achando que o produto perdeu seu gosto !!! Os salgados vendidos são horríveis!!! Gostaria de nunca perder o sabor do catupiry!!! E se puder melhorem os salgados pq realmente são horríveis!!!

  7. Luiz henriques says:

    O catupiry de hoje não é o de ontem. Tenho 75 anos e saboreio esse requeijão desde os meus cinquinhos.
    . Foi meu falecido pai quem me colocou esse delicioso hábito. Agora, a história de como surgiu é diferente da história que sei a uns 50 anos. Segundo a história que sei foi o Sr. Mario Silvestrini quem desenvolveu esse requeijão, para atender uma cliente, e nao de ser receita familiar.

  8. Gerson Antunes says:

    Acabei de ouvir uma canção paraguaia no Spotify, Che renda Alazan, onde aparece a palavra catupiry. Daí fui procurar o significado, sempre achei que fosse um nome inventado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.