OMG! Tem creme de leite no meu queijo! Entenda…

Quem nunca comeu aquele requeijão delicioso? Você é do tipo que ama sanduíche com cream cheese? Para sua família, uma boa pizza não pode vir sem catupiry? Por trás de gostos tão comuns e rotineiros no Brasil, há um ingrediente, muitas vezes, desconhecido: o creme de leite, minha gente! Ele é acrescentado nas receitas dos queijos de sabores mais sutis, texturas cremosas e frescores inigualáveis.

 

Embora, no Brasil em geral, estes sejam os tipos de queijo produzidos com creme de leite mais populares, no sul, também é corriqueiro o consumo do creme de leite “nata”, ou creme de leite pasteurizado ou ainda apenas nata. Apesar de a nata não estar especificada no texto da Portaria 146, ela pode ser considerada pertencente à categoria queijeira “creme” e possui alto teor de massa gorda.

 

O creme de leite nata possui cremosidade ideal e simultaneamente se mantém firme. Este produto também não forma fios curtos e elásticos, características comum do cream cheese. Pode ser facilmente espalhado em uma fatia de pão com o auxílio de uma espátula, assim como a manteiga sólida.

 

Os queijos feitos com creme de leite se dividem em dois tipos principais: duplo-creme e triplo-creme. O sucesso do duplo-creme foi conquistado por ele ser mais gordinho do que os seus concorrentes e um de seus exemplares mais populares é o Brie  . Ele também pode ser facilmente “passado” em pães, bolachas e em outros alimentos.

 

Muita gente se assusta ao ler “60, 65 ou 70% de matéria gorda” no texto sobre composição desta iguaria presente nas embalagens. Contudo, esse índice de gordura fica apenas no extrato seco (casca) do queijo. A gordura da massa propriamente dita sempre gira em torno de 30%, caso de um gorgonzola por exemplo.

 

Mais difícil de ser encontrado no Brasil é o tipo triplo-creme. Ele é muito bem representado pelo queijo Brillat-Savarin (1/2 kg sai a R$ 220 na loja virtual All Food), produzido na região de Normandia, no noroeste francês, e em Seine-et-Marne, no mesmo país. Este queijo possui um extrato seco com 75% de gordura. Outra preciosidade desta categoria é o também francês Boursin, de massa aromatizada com ervas diversas.

 

O que varia entre estes dois tipos básicos de queijos de creme de leite é a concentração de gordura, mesmo. E, na Europa, o triplo-creme, é muito utilizado em sobremesas.

 

Ambos são ótimos para harmonizações com vinhos espumantes e champanhes, pois o gás da bebida limpa a gordura do queijo que congestiona as papilas-gustativas, proporcionando maior contato com os sabores.

 

O Cottage   é outro queijo que pode ser produzido até caseiramente com creme de leite, mas que nem sempre o é. E, dependendo do creme de leite ou do leite utilizado na produção, você pode encontrar cottages com percentual de gordura bem abaixo dos duplo e triplo-cremes.

 

Apesar de também apresentarem suavidade no sabor e cremosidade na textura, a ricota e o queijo processado ou fundido não são produzidos com creme de leite. Aprenda a fazer uma versão simples e caseira do queijo italiano Mascarpone, feito com creme de leite, no vídeo a seguir:

E aí, gostou? Envie pra gente sugestões de pauta, em breve o tema pode aparecer por aqui! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.