Um alimento que é quase unanimidade nos pratos pelo mundo afora, independente das estações do ano, comer queijo puro ou em alguma receita, sempre será uma boa opção. Seja na lasanha ou em pizzas. Um queijo frescal no café da manhã. Aquele macarrãozinho com queijo ralado. Ou, até mesmo assado no churrasco, sempre teremos uma forma de acrescentar essa delícia nos pratos que preparamos no dia a dia.
Uma iguaria que não se sabe ao certo a sua origem, mas a lenda mais famosa foi de um viajante que esqueceu o leite num saco de couro, fazendo com que a coalhada e o soro se separassem formando assim o queijo. Mas contos a parte, nós do Portal do Queijo traz até você leitor, um ensino sobre o uso de cada tipo de queijo na gastronomia. Acompanhe.
Usando queijos
Ricota – Com um sabor um pouco ácido a Ricota é um dos queijos mais eclético. Ele pode ser fresco ou defumado, contém uma textura fina, podendo combinar com vários tipos de pratos. Um queijo que permanece firme mesmo depois do cozimento, pode ser usado para recheios em massas, panquecas, grelhas e patês.
Requeijão – Criado em Minas Gerais em meados de 1950, o requeijão combina com doce ou salgado. Quem nunca passou um pouco de requeijão no pão no lugar da manteiga? São vários os tipos de pratos que combinam com essa delicia tipicamente brasileira como: camarão gratinado, quibe assado, empadas, fricassê etc. São inúmeras as receitas e formas que podemos experimentar com requeijão.
Queijo Minas Padrão – Quando se fala em queijos e receitas não podemos deixar de falar do queijo Minas Padrão, a principal matéria prima do famoso pão de queijo. Além disso, ele pode ser usado em risotos, bolos, tortas etc.
Brie – Não podemos esquecer-nos do queijo francês. Um deles bem conhecido é o Brie. Um queijo macio, de cor amarela e com uma casquinha crocante por fora. Existem vários pratos que podemos fazer com esta iguaria como um delicioso bolinho de risoto, pastel assado, folhados dentre outros.
Queijo de leite de búfala – Se você quer uma receita com um queijo bem cremoso, você pode optar pelo queijo de búfala, de origem italiana, este queijo tem uma textura bem cremosa. Por ser bem suave, o sabor dos outros alimentos quando misturados a ele não se perdem, podendo ser usado como ingrediente de várias receitas desde sanduiches e tortas, até saladas, massas e carnes.
Queijo de leite de cabra – Outro queijo que é impossível de ser disfarçado em seu sabor são os queijos feitos com leite de cabras. Uma cor branca e pura pode ser cremosos, quebradiços, macios e resistentes. Na gastronomia este queijo pode ser usado em saladas com ervas aromáticas e avelas, com bacalhau e camarões.
Cottage – Conhecido como um queijo mais magro que existe e um dos mais saudáveis, o Cottage é também uma fonte de vitaminas e nutrientes com baixas calorias. São vários os tipos de receitas leves que podem ser feitas com ele, por exemplo, o creme de queijo, pastinha de atum e creme de espinafre. Você pode usá-los no lanche e servi acompanhado de pãozinho, torradas e canapés.
Você conhece algum outro tipo de queijo que é muito usado na gastronomia? Envie para a gente ou deixe nos comentários.