Hoje em dia, é muito importante sabermos o que estamos comendo, porém, mais do que saber comer, é necessário se informar como são produzidos estes alimentos, principalmente, quando se trata de produtos industrializados. Um destes exemplos é o queijo. Existem vários tipos de queijos no mercado para inúmeros paladares. Desde os queijos gourmet aos tradicionais, os industrializados e os feitos manualmente nas fazendas pelo interior.
Se formos às indústrias e perguntarmos se há importância na qualidade do leite na produção do queijo, a resposta será afirmativa, ou seja, que a qualidade é importante. A concentração de proteína no leite é uma das principais variáveis de avaliação da qualidade do leite. De acordo com a IN-62 do MAPA, o leite deve apresentar um teor mínimo de 2,90% (2,9 gramas de proteína para cada 100 gramas de leite), sendo que a média anual observada pela Clínica do Leite – ESALQ/USP é de 3,26%. Ao longo do ano, este teor varia entre 3,12 a 3,38%.
Outro item importante contido no leite é a caseína. A caseína está presente no leite em suspensão, numa estrutura conhecida como micela. Durante o processo de coagulação, na fabricação do queijo, as micelas de caseína se precipitam dando origem ao coágulo (queijo). Ou seja, quanto maior for o teor de caseína, maior será a quantidade de queijo produzido para cada litro de leite.
Queijo industrial
A produção de queijo industrial necessita de um alto controle da qualidade do leite. As qualidades higiênicas desta matéria prima são influenciadas, principalmente, pela forma que os rebanhos são trata
dos, o manejo dos animais nos pastos, os equipamentos utilizados na ordenha. O gado leiteiro dever ser sadio, com controle de veterinários, para evitar doenças e tudo isso, feito da forma mais criteriosa possível.
Após todo este cuidado, é iniciada a produção do queijo industrial como requeijão, coalho, creme cheese, emmenthal, gorgonzola, frescal, cheddar e tantos outros. Depois de passarem por vários testes de qualidades até a sua produção, o produto está pronto para a sua comercialização.
A importância das embalagens
Um fator de relevância e que não pode deixar de ter nos queijos industriais, são as suas embalagens. O rotulo deve conter todos dados exigidos pela legislação vigente como as informações nutricionais e o peso, quando não for pesado à vista do consumidor. O nome do produto deve ser indicado no painel principal, em caracteres destacados.
E para encerrar, O selo de inspeção necessita ser adicionado, obedecendo ao diâmetro, conforme as normas do Ministério da Agricultura. Assim este produto tão consumido em nosso país está apto a ir para as mesas e serem feitos em as mais variadas receitas de cada região.
Boa noite,
Gostaria que me ajudassem dando a informação de instituições que oferecem cursos de produção de queijos em MG.
Desde já grato.
OLá Vinicius! Vamos falar em breve sobre cursos. Abs.
Olá tudo bem?tenho irmã e sobrinha que não pode tomar leite nem derivados,moro na Bahia e tenho quase certeza que a minha cidade de 7 a 8 mil habitantes não conhece o leite e seus derivados do tipo a 2a2,como faço para conhecer e adquirir ou até revender?