Você já assistiu ao documentário “O Mineiro e o Queijo”, do cineasta mineiro, Helvécio Ratton? Se a sua resposta foi “não”, venha conosco, pois vamos te contar um pouquinho sobre essa história.
Um documentário político e poético que conta como a técnica de produção artesanal de queijo chegou a Minas no século XVIII, trazida por aventureiros portugueses em busca de ouro.
O filme se passa nas regiões do Serro, Canastra e Alto Paranaíba. Ao longo do documentário podemos acompanhar os depoimentos dos produtores do queijo artesanal, e a dificuldade que eles têm em exportar os queijos devido as leis existentes, que proíbem essa comercialização do produto fora de Minas Gerais. Ratton percebeu o quanto este patrimônio está sendo ameaçado por esse motivo.
O longa foi muito além das telas, pois sua divulgação ajudou a difundir a causa do Queijo Minas Artesanal e a expor a situação dos pequenos produtores para todo o Brasil e fazendo com que o Ministério da Agricultura flexibilizasse a comercialização do queijo.
Veja aqui o trailer do documentário.
Sobre Helvécio Ratton
Mineiro de Divinópolis, nascido no dia 14 de maio de 1949, Ratton é cineasta brasileiro e criador, em parceria com Simone de Magalhães Matos, da produtora de conteúdo audiovisual Quimera Filmes. Diretor, produtor e roteirista de diversos filmes/documentários como, “Menino Maluquinho, o filme” (1995), “Batismo de Sangue” (2006), “O Segredo dos Diamantes” (2014), entre outros grandes sucessos.
Quer saber mais sobre o queijo minas artesanal? Confira uma de nossas matérias.
Assista ao documentário e conte pra gente o que você achou, pelo email: redacao@portaldoqueijo.com.br.
MARAVILHOSO. Enquanto nós os brasileiros pensarmos como colonos da Europa colonos seremos. Os queijos aqui nas Minas e nas Gerais tem qualidades maravilhosas, mas por uma questão cultural dos que tem mando e de quem não entende nada de queijos e sua feitura ficamos nós mineiros presos a manipulação de gente despreparada quanto ao assunto.
Por isso, nós estamos trabalhando não só com os queijos de Minas, mas também de todo o Brasil.
O Portal do Queijo agradece pela participação.
Recomendo vivamente o seu blog/site.
Achei-o de excelente qualidade.
Obrigado
Ana
Aonde posso assistir a este documentário?