Na época mais quente do ano, os queijos devem ser preservados de maneira correta para que não estraguem, preservando o seu sabor, aroma e textura, devido às temperaturas elevadas. Esses cuidados devem ser tomados desde o momento da compra até o armazenamento do produto em casa. No caso dos queijos, deve-se observar a procedência do produto, observar a data de vencimento e as suas características. Também verificar a condição de refrigeração do queijo. Temperaturas de estocagem ou exposição dos queijos superiores às indicadas nas embalagens comprometem a qualidade e o prazo de validade.
Pensando nisso o Portal do Queijo separou algumas dicas e curiosidades para você aprender a conservar corretamente os queijos em sua casa.
1 – A maioria dos queijos deve ser mantida sob-refrigeração, apenas para sua conservação. No momento de consumir o alimento, é recomendável que ele esteja em temperatura ambiente, já que a baixa temperatura inibe a percepção de textura, aroma e sabor, transformando por completo a sensação agradável de degustar o queijo, tão importante e nutritivo na alimentação.
2 – Os queijos mais macios e cremosos devem ser retirados da geladeira no momento do consumo. Já os queijos mais firmes e duros, se a porção for pequena, podem ficar até dois dias fora da geladeira.
3 – Para porções maiores, recomenda-se retirar um pedaço, envolver em papel alumínio, mantê-lo sob-refrigeração e retirar da geladeira, no mínimo, 30 minutos antes do consumo.
4 – Enquanto fechados em suas embalagens originais e mantidos nas temperaturas (máxima e mínima), os queijos duram o tempo prescrito na rotulagem. Mas quando a embalagem é aberta, uma nova data deverá ser considerada, conforme texto legal impresso na embalagem do produto. Seja fresco, fatiado ou defumado, é preciso atenção máxima na refrigeração e consumo dos queijos durante o verão.
5 – De maneira geral, os queijos podem ser guardados na embalagem original. Após aberto, o ideal é transferir para um recipiente com tampa.
6 – Para consumidores que gostam de armazenar o queijo fatiado ou picado, ele pode ser guardado em um recipiente de plástico com tampa e também colocado para refrigerar, observando sempre a nova data de validade após a abertura da embalagem original;
7 – Queijos frescos, como o Minas Frescal, devem ter a embalagem original e o soro descartados e, em seguida, deve ser colocado em uma queijeira e mantido sob refrigeração. A cada momento que for servido, deverá ser desprezado o soro e, assim que terminar de ser servido, deve voltar imediatamente para a geladeira, pois, por ser um queijo fresco, quanto mais tempo ficar armazenado em geladeira, mais garantido será o seu frescor e sabor. O segredo de conservação do queijo Minas Frescal é tirá-lo do refrigerador o menor tempo possível.
Lembrando sempre que após aberta a embalagem de um queijo, é importante verificar a informação impressa no rótulo: “consumir em até…dias”. Essa nova validade é a garantia de um produto saudável definida pelo laticínio, período em que sua textura, sabor e aroma permanecem inalterados.
O que acharam das nossas dicas? Gostaram? Conta para gente o que achou, sua opinião é muito importante: redacao@portaldoqueijo.com.br.
*Dicas de Raquel Santana, responsável pelo Controle de Qualidade da Grupo Brabosa & Marques, fabricante dos produtos Regina.
Como curar um queijo então? O queijo pode e deve ficar fora da geladeira para ser curado. Existem vários assim, inclusive importados. Não entendi o seu texto.
Boa tarde, Eduardo!
Então, o nosso texto ensina a conservar o queijo para o consumo e não curar ele.
Acessando este link https://portaldoqueijo.com.br/?s=curar+ você saberá os procedimentos de cura do queijo.
O Portal do Queijo agradece a sua participação.
Brilhante! Para quê tanta conversa fiada ! E ler a embalagem que ela cita ?
Gostei das dicas, moro em Buritis-MG, devido o clima da região o leite tem mais gordura, por isso os queijos são especiais, aqui-se consume muito queijo minas artesanal, além de ter o um laticínio muito bom. O seu queijo minas padrão Buritis é muito gostoso, principalmente com um café, diga: deixe o queijo padrão fora da geladeira 30 minutos entes de comer. Buritis-MG, é uma Cidade pequena e tranquila, fica 220km de Brasília-DF. BR 020, sentido salvador, vira a direita 5 km, após formosa-GO, segue sentido cabeceiras-GO.
Comprei um pedaço de 700g de queijo de coalho, como estava vindo de outro local, pus na mochila. Esqueci de retirar da mochila quando cheguei em casa e encostei a mochila, só lembrei dois dias depois. Pus na geladeira, lavei e descasquei ele todo, o cheiro não está ruim, esse queijo ainda serve para consumo?
Comprei um queijo tipo minas, meia cura, na feira, onde ficam expostos e sem refrigeração. Eles não tem embalagem, logo, nada de data de validade e etc. Sempre os conservo na geladeira, mas, na noite passada faltou energia por 12 horas, sendo que mantive a geladeira fechada com o queijo lá dentro. Qual a validade desse tipo de queijo? E no meu caso específico, por doze horas sem energia, ainda que sempre dentro da geladeira e com aspecto normal, devo consumir?
Trabalho com queijo cheddar cremoso caseiro e uso no recheio das batatas fritas no entanto, preciso saber se, levar a geladeira, ele continuará cremoso no dia seguinte?
Obrigado
E os pães com queijo derretido na padaria? Aí podem ficar horas sem geladeira, né?
Esqueci uma peça fechada de queijo mussarela de 1kg dentro do porta malas do carro por 2 dias. Deve estar estragado? Devo jogar fora?