Ele é super conhecido e muito presente na culinária brasileira. Saiba mais sobre essa delícia!
Aquela coxinha dourada e suculenta não seria a mesma se não fosse recheada com o acréscimo desse delicioso creme de queijo. E, não só por aí… Pense só naquela pizza de frango, que também não seria tão única se não fosse o saboroso casamento com o catupiry.
Muitos outros pratos transbordam a bela combinação que esse tipo de queijo traz. Mas você sabe a origem e a história por trás dessa iguaria? Nós do Portal do Queijo, apuramos e preparamos uma pequena linha do tempo! Vamos conhecer?
Em 1911…
Um casal de imigrantes italianos chamados Mário e Isaíra Silvestrin chegou ao Brasil, mais precisamente na cidade mineira de Lambari com uma receita de família de um requeijão cremoso. A receita que era produzida para a família agradou os amigos e tornou-se muito requisitada. Os amigos do casal por sua vez sugeriam para a comercialização do produto.
Quando decidiram iniciar a comercialização do produto, a produção era totalmente artesanal e o armazenamento era feito em pequenas caixas de madeira e envoltos de um papel tipo celofane. As cores que prevaleciam eram azul, vermelho e branco.
Em 1949…
A empresa foi crescendo e durante este ano, sua sede foi transferida para a cidade de São Paulo, onde permanece até os dias de hoje. A empresa de laticínios Catupiry, produzia o queijo diferencial, de textura cremosa e pouca acidez.
Na década de 90…
As tradicionais caixinhas de madeira foram substituídas por embalagens de plástico e outros formatos foram surgindo, como por exemplo, os baldes e bisnagas que passaram a ser requisitados por pizzarias e outras empresas que demandavam grande quantidade de catupiry.
Atualmente, encontramos nos supermercados opções de catupiry na bisnaga, no copo e outros formatos.
Mas Catupiry é a marca ou o produto?
Sabe aquela história das marcas que se tornam grande referência no seu setor que acabam descrevendo o produto? É o caso da Catupiry, que é uma marca. O queijo é tipo requeijão cremoso e a sua marca é Catupiry.
E o que significa Catupiry?
Segundo historiadores, a palavra tem origem indígena, tupi-guarani, que significa excelente. Verdade ou não, podemos dizer que a única certeza é que faz todo o sentido! É uma delícia!
Você já viu as sugestões de receitas que levam o catupiry como ingrediente? Confira aqui.
Fonte: http://www.catupiry.com.br/a-catupiry
Pingback: Receita de purê de batatas com bacalhau - TEMPLO DO CORPO
Essa receita é fantastica!!!
Amo os produtos da Catupiry!!!
São de excelente qualidade, e pra esse final de ano não poderá faltar a minha mesa pra dar um toque todo especial aos meus pratos!
Olá Angela! Obrigado pelo retorno. Também amamos catupiry! Continue acompanhando nosso site. Postamos recentemente, uma matéria com receitas para o Natal. Confere lá. https://goo.gl/566RAX
Boa tarde, Gostaria de saber os ingredientes do Catupiry, na embalagem de hoje em dia diz que leva gordura trans. Minha pergunta é essa gordura é a margarina? As primeira receitas quando foi criado o queijo levava esse tipo de gordura?
sds
Meu Deeeeus, pera, eu jurava que catupiry era um tipo de queijo como o cheddar e o prato. As marcas me enganaram minha vida toda vendendo produtos de “queijo catupiry” kkkkkkkkkkk
So queria saber dos ingredientes desse requeijão da marca catupiry!?
Amei conhecer,saber mais desse produto que tanto amo,muito obrigada pela matéria
Parabéns aos proprietários que conseguiram trazer esta marca até os dias de hoje, atravessando tantas crises e o produto sempre igual.
Admirável, gostaria de saber hoje se a fábrica ainda pertence à família ?
Vocês realmente devem ter uma administração super eficiente, criando tantas inovações e se adotando as necessidades do mercado.
Que maravilha
Sempre amei o catupiry, inclusive morei muito tempo no exterior, e sempre levava do Brasil!! Agora voltei ao Brasil e estou achando que o produto perdeu seu gosto !!! Os salgados vendidos são horríveis!!! Gostaria de nunca perder o sabor do catupiry!!! E se puder melhorem os salgados pq realmente são horríveis!!!
Fala Sério, Era só ler a embalagem. É requeijão.
Gostaria de saber se a Catupiry, ainda fábrica queijo provolone?
O catupiry de hoje não é o de ontem. Tenho 75 anos e saboreio esse requeijão desde os meus cinquinhos.
. Foi meu falecido pai quem me colocou esse delicioso hábito. Agora, a história de como surgiu é diferente da história que sei a uns 50 anos. Segundo a história que sei foi o Sr. Mario Silvestrini quem desenvolveu esse requeijão, para atender uma cliente, e nao de ser receita familiar.
Acabei de ouvir uma canção paraguaia no Spotify, Che renda Alazan, onde aparece a palavra catupiry. Daí fui procurar o significado, sempre achei que fosse um nome inventado.