Será celebrado no dia 13 de outubro de 2025 às 17:00 horas, no plenário da Assembléia Legislativa do Ceará (ALECE), os cinco anos da aprovação da Lei No. 17.318, de 13/out/2020, que “Dispõe sobre a Regulamentação da Produção e a Comercialização de Queijos e Manteigas Artesanais no Estado do Ceará”.
“Temos muito que comemorar nesse dia tão especial dedicado aos queijos e manteigas artesanais do Ceará. Muitas conquistas foram obtidas nesses últimos 5 anos, como exemplos, podemos citar a participação de produtores cearenses em vários concursos de queijos regionais e nacionais, conquistando inúmeras medalhas de ouro, prata e bronze para o estado do Ceará. Obtenção do primeiro Selo Arte pela Queijaria Dona Vita de Limoeiro do Norte, em 2024. Recentemente, os produtores queijos e derivados de lácteos de Jaguaribe conquistaram várias medalhas (Super ouro, prata e bronze) na III Copa Americana de Queijos, realizado no Peru. No último ENEL-2025 realizado em Quixadá-CE inúmeras medalhas de ouro, prata e bronze foram conquistadas por produtores cearenses. Todas essas conquistas demonstram a qualidade e o potencial dos queijos artesanais produzidos no Ceará” conta o Professor Fernando Mourão.
Atração: Haverá degustação de queijos artesanais e presença de produtores de queijos (vaca e cabra) de diferentes regiões do Ceará, antes do início do evento.