A Cabra Fest, Festa da Cabra Leiteira, já é uma festa tradicional e, durante os dias 5, 6 e 7 de julho, animou a pequena Coronel Pacheco, cidade situada a cerca de 32 km de Juiz de Fora, em Minas Gerais. Foram shows musicais, barracas de comida e venda de queijos, exposição de animais leiteiros, festival gastronômico com comidas a base de carne de cabrito e até uma aula show com pratos feitos com queijo de cabra. Ótima ocasião para o público conhecer os queijos de cabra e seus produtores e provar diferentes sabores.
Esse evento também é um ponto de encontro dos “cabriteiros” mineiros e de outros estados, que se reúnem para participar do workshop “Produção de Caprinos na Região da Mata Atlântica”. O evento já está em sua 16º edição e reúne técnicos, produtores, estudantes e outros interessados para discutir temas de interesse da caprinocultura e ovinocultura leiteiras e compartilhar experiências. As palestras foram transmitidas pela internet no site Repileite e os canais do workshop estarão disponíveis no portal da Embrapa. Vale a pena conferir.
A novidade deste ano foi a realização do 1º Concurso de queijo de leite de cabra da região sudeste. O concurso foi dividido em várias categorias e englobou os queijos de coagulação enzimática frescos, queijos semelhantes ao Minas Frescal, e queijos tipo Feta. A categoria maturados foi dividida em duas: queijos com maturação de até 30 dias e acima de 30 dias, onde estão incluídos os queijos tipo Caprino Romano, que se assemelham ao Parmesão. Os queijos de coagulação láctea, como o queijo do tipo Boursin, muito associado ao leite de cabra, participaram em duas categorias: temperados ou não temperados e foram apresentados na forma de pasta ou nas tradicionais bolinhas em azeite ou óleo.
Também foi incluída uma categoria para os queijos diferentes com mofo, minerais e outros. Participaram do concurso 32 queijos de produtores do estado de Minas Gerais e São Paulo. Eles foram avaliados por dez jurados, entre técnicos, especialistas do setor, chefs e referências da gastronomia. Os queijos estavam muito bons, testemunhando a grande qualidade dos produtos caprinos produzidos no brasil. Os jurados tiveram trabalho para escolher os melhores.
Relação dos ganhadores:
1º –Caprille
2º –Santa Cecília
3º –Cabriola
– Queijo tipo Feta:
1º –Cabriola
2º –Caprivita
– Queijo de massa lática não temperada:
1º –Cabriola
2º –Caprille
3º –Chaparral
– Queijo de massa lática temperada:
1º –Santa Fé
2º –Caprille
3º –Cabriola
– Queijo maturado até 30 dias:
1º –Santa Fé
2º –Caprille
– Queijo maturado acima de 30 dias:
1º –Santa Cecília
2º –Cabriola
3º –Piallet
– Outros (tipo zatta, fresco com alecrim e com chimichurri):
Chaparral (Honra ao mérito como único concorrente).
O concurso deveria incluir os queijos de ovelha, mas não houve inscrições. Espero que no próximo tenhamos muitos queijos de ovelha!
Boa noite amigo gostaria de comprar o queijo parmesão caprille e outros obrigado pela atenção.