Florent Mailly, conte-nos um pouco da sua história com o queijo:
Formei-me como engenheiro de produção em 1993 na Ecole Nationale Supérieure des Arts et Métiers. Minha carreira começou no setor de meio ambiente e tratamento de resíduos, o que logo me deu a oportunidade de trabalhar no Brasil de 1998 a 2005 para o que hoje é o grupo Solvi. Morando em São Paulo, conheci Carolina Udoviko, argentina, dançarina e professora de tango, com quem compartilho minha vida até hoje.
De 2005 a 2011, segui minha carreira na França com o grupo Suez e depois com a Engie. Em 2011, quando completei 40 anos, quis montar meu próprio negócio. Tendo mantido um forte vínculo com o Brasil e sendo fluente em português, tive a ideia de tentar ajudar empresas francesas e brasileiras a fazer negócios juntas. Isso me deu a oportunidade de trabalhar em uma ampla gama de projetos, inicialmente no tratamento de resíduos para a Advent International, Solvi e Ecodas, e depois em energia solar fotovoltaica com a Technique Solaire. Também tive a sorte de realizar trabalhos para a Apex Brasil e a FIERGS (Start Out Brasil Paris 2017, SIAL 2018, Europain 2020).
Depois, em 2016, comecei a trabalhar com a Richard Laleu, empresa especializada em complexos de embalagens flexíveis para queijos especiais. Eduardo Lafer, sócio da Samabrasil e já meu parceiro na logística de importação, me apresentou a família Hegg, da Tirolez, no momento em que o projeto de produção de mofo branco estava sendo lançado. Buscando a excelência na produção, a Tirolez escolheu as embalagens Richard Laleu para todos os seus queijos de mofo branco, seguida, em 2022, pela automação do posto de embalagem de mofo branco e do Gorgonzola com as máquinas Biomeca Emballage, o que lhes permitiria depois de lançar o projeto Cremissimo, que ainda é o único queijo especial produzido no Brasil com marketing impresso diretamente na embalagem primária. A partir desse momento, o número de parcerias com empresas especializadas em laticínios aumentou. Entre elas, destaca-se a IDENA, cujos produtos naturais para alimentação de vacas melhoram a eficiência alimentar e a qualidade do leite.
Se eu parar para pensar, percebo que essa especialização, que surgiu pouco a pouco, não é por acaso. Eu quase ousaria dizer que o leite corre em minhas veias desde que eu era criança! De fato, meus avós maternos tinham uma pequena fazenda na Normandia e produziam leite para fazer o Camembert! Os sabores de seus queijos, manteiga e leite ficaram gravados na minha memória, junto com tantas outras lembranças maravilhosas do tempo passado na fazenda deles com nossos primos e em contato com a natureza e os animais.
Sou um grande apreciador e consumidor de queijos, como quase todos os franceses, e sempre me impressionei com a diversidade de produtos que podem ser obtidos a partir do mesmo ingrediente, o leite, embora não tenha dedicado tempo para entender realmente de onde vem essa diversidade. Hoje, graças aos contatos que tenho com especialistas, tanto em nossos clientes no Brasil quanto em nossas empresas parceiras, estou começando a entender melhor esse mundo fascinante.
Então, em 2024, decidi que precisava me especializar ainda mais nessa área.
Em primeiro lugar, dedicando tempo para voltar a estudar e fazer cursos de treinamento técnico em produção de queijo.
Mas também, ao sair a campo para estudar a história das origens de alguns queijos franceses emblemáticos em suas regiões de nascimento. Afinal de contas, percebi que esses queijos não surgiram do nada. E naquela época, eles não tinham as maravilhosas equipes de P&D, marketing e comunicação que temos hoje!
A França é um país pequeno, mas esse pequeno território abriga uma diversidade impressionante de geologia, morfologia, climas, populações e culturas. Essa diversidade é óbvia quando se observa a arquitetura tradicional do passado, típica de cada região e diretamente ligada ao clima e aos materiais disponíveis no local. Mas, na verdade, essa mesma abordagem também pode ser aplicada para entender de onde vêm nossos queijos.
Nas próximas semanas e meses, enquanto viajo pela França, estarei investigando e compartilhando minhas descobertas com vocês em uma série de artigos curtos, começando, é claro, com as origens da minha própria família e o rei (ou deveria dizer presidente?) dos queijos, o Camembert!
E a AMERIKA REPRESENTAÇÕES, com quais empresas trabalha e quais serviços oferece?
Atualmente tenho parceria com 8 empresas e consigo ofertar desde processamento do leite, filtros, preparação do coalho, corte, enformagem, moldes, prensas, desenformagem, acidificação, salmoura, virada, furadeiras para mofo azul, claies e bandejas para maturação, corte de todo tipo e para todo tipo de queijo, termoformadoras, seladoras, máquinas de embalar queijos especiais, lavagem, tratamento de ar para maturação, resfriamento de palete, encaixotamento. Tanto equipamentos individuais automáticos ou semiautomáticos, como linhas completas totalmente automatizadas.
Segue as empresas que represento:
FROMFROID
Condicionamento de ar para produção e maturação de queijos. Controle de contaminação, qualidade do ar : temperatura, umidade, CO2, NH3gas. Pressão de salas. Box de resfriamento rápido para produtos em paletes: iogurte, sobremesas, requeijão, queijos frescos, ricota.
SASSARO:
Máquinas e túneis de lavagem de altíssimo desempenho para todos os tipos de materiais para o setor alimentício e, em especial, para a indústria de queijos. Essencial para a limpeza de moldes microperfurados. Filtros de soro de leite de alta capacidade e alto desempenho.
BIOMECA EMBALLAGE
Máquinas de embalagens para queijos especiais, inserção em caixas e cartuchos, corte de queijos, furadeira para queijo azul e gorgonzola.
TSA INDUSTRIES
Material de aço inox para indústria de queijos, panificação, esterilização, carnes e pescados, calhas elétricas.
SERVI DORYL
Moldes micro perfurados individuais e molde em bloco para massa mole, massa prensada. Bandejas de acidificação e maturação. Bandejas para todo tipo de queijos. Lonas. Bacias de coagulação.
Produtos de plástico de alta resistência, injetados ou de caldeiraria de plástico. Projetos sob medida ou formas padrão.
IXAPACK GLOBAL
A iXAPACK GLOBAL é especializada no desenho e na fabricação de máquinas de corte, pesagem, empacotamento e embalagem. Com décadas de experiência nos mercados nacional e internacional, a iXAPACK GLOBAL oferece a você seu know-how e experiência no desenvolvimento de máquinas e linhas completas prontas para uso nos setores de alimentos e cosméticos.
ROUSSEL INOX
Equipamentos individuais semiautomáticos ou automáticos, linhas completas para produção de queijos de todo tipo: skid pasteurização do leite, tanque e tinas de coagulação com agitação e corte do coalho, enformagem, dessoramento, acidificação, tombo, salmoura liquida e a seco, prensagem, tuneis de lavagem, filtro prensa para soro de leite, furadeiras rotativas para queijos de mofo azul.
Queijo azul, queijo Bleu, mofo branco, massa mole, massa prensada, queijos lácticos.
MECAPACK
Máquinas automáticas ou semi-automáticas de termoformagem e selagem. Desde 1947, a Mecapack desenvolve e fabrica máquinas de embalagem de alto desempenho e de fácil manutenção. Equipamentos individuais ou linhas completas de embalagem. Sua nova linha FS10 foi reprojetada para facilitar a troca de gabaritos sem ferramentas e uma limpeza ainda mais fácil.
Como os brasileiros podem te contactar?
Pelo Whatsapp : +33 687 762 974
E-mails: contato@amerika-representacoes.com.br ou flo.mailly@gmail.com
Site: https://amerika-representacoes.com.br/