Quanto ao tipo de leite usado na produção, encontramos quatro tipos de queijo feitos no Brasil: os mais comuns são os feitos com leite de vaca, mas também somos bons produtores de queijos elaborados com leites de búfala (#QuemNunca comeu uma pizza de muçarela de búfala com lombinho canadense? Huuumm…), cabra e ovelha.
Os queijos feitos com o leite de vaca possuem um sabor mais suave e uma textura mais cremosa. Mas, é possível encontrar versões com gostos bem acentuados. Os queijos feitos com leite ovino quase sempre são semi macios. E, na maioria dos casos, a textura suave e ligeiramente oleosa é uma característica do queijo produzido a partir de leite de ovelha, que é altamente nutritivo. Inclusive, ele contém mais vitaminas A, B, E e cálcio do que o leite de vaca.
Já os queijos de leite dos caprinos têm um sabor picante e um aroma único, que varia de acordo com a curagem da peça. O teor de gordura do queijo de leite de cabra é bem parecido com o de leite de vaca. Mas, o sabor é bem diferente, graças à ação dos ácidos gordos e à alimentação das cabras. Também semelhante aos queijos de leite de vaca, os sabores dos de cabra vão de suave até os mais fortes.
E o queijo de leite búfala, por sua vez, é uma fonte de proteína, cálcio, ferro, fósforo, vitamina A e outros compostos importantes para uma alimentação humana saudável. Contudo, não se pode ignorar que ele possui um teor de gordura bem mais alto, quando comparado com queijo produzido com o leite de vaca tradicional. Então, seu consumo deve ser moderado!
Queijos feitos a partir de cada tipo de leite
O leite de ovelha é usado na produção do queijo Iorgurte aqui, nas terras brasileiras. Com o de búfala, os produtores queijeiros nacionais produzem o Crema, o Bola, o Cereja, a Ricota, o Frescal, o Frescal temperado, o Primonato, o Santinho e o Marajó.
O solo fértil do Brasil também é ótimo para o cultivo de pasto para o gado caprino. Assim, em muitas fazendas, o leite de cabra é transformado em excelentes queijos: Casa Branca; Boursin mineiro; Boursin temperado; Cerejas de Cabra; Coalhada síria de leite de cabra; Frescal; Feta mineiro; Laziza; Boursin com Zaatar; Boursin Lemon Herbs; Boursin Lemon Pepper; Iogurte de cabra; Nova Era; Ciranda; Gonzagão; Ducreme; Carioquinha Cabra; Moleson; Montês; Campesino; Campestre; Macera; e Torrão.
Entre estes quatro grandes grupos queijeiros, o de queijos feitos com leite de vaca é o mais comum por aqui. Com o leite das vaquinhas brasileiras, os produtores nacionais produzem os queijos: Dionísio; Serra do Tabuleiro; Campo Redondo curado e meia cura; Coalho com Pimenta, que é ceararense; Coalho cearense; Canastra e Canastrinha Zé Mário; Coração e Coraçãozinho da Canastra Zé Mario(sob encomenda); Canastra Onésio extra-curado, curado e meia cura; Itamonte Especial.
O leite bovino ainda é utilizado na produção dos seguintes queijos nacionais: Manteiga Caipira; Provolone; Serra do Salitre curado, extra-curado e meia cura; Serro curado, extra-curado e meia cura; Coalho pernambucano; Flor de Mandacaru Curado grande e pequeno; Mangabeira; Nassau; Petrolina; Serra das Russas; Suape; Dom João; Dois Leões; Alagoa Curado; Araxá meia cura, curado e extra-curado; Tubira; Azul da Serra; Reblochon carioca; Serrano; Alvorada; Bom Retiro; Cambirela; Catarina; Laranjal; Mandioquinha; Manezinho.
Morro Agudo; Paulo Lopes; Bolinha de vaca temperado, em versões feitas com ervas ou alho ou pimenta; Minas Frescal; com Doce de Leite; Minas Frescal com iogurte; Nata Pioneiro; Ricota fresca; Recife Antigo; Requeijão pernambucano; Santa Cruz; Coalhada de vaca; Mamulengo; Ribeirão Grande; Tulha; São Benedito; Bragança; Dona Walkyria; São Francisco; Boa Vista; Guaiamum; Guararapes; Pedra Branca; Fonte da Serra; Gravatá; e Galego são outros queijos brasileiros feitos a partir do leite de vaca.
Pingback: Leite de cabra e o seu uso na produção de queijo | Portal do Queijo
Qual coalho pode ser usando para fazer queijo de leite de ovelhas
Poderia fazer queijos, misturando leite de cabra com leite de vaca?
Poderia fazer um queijo com leite de cabra misturado com leite de vaca.
Sim!