Sabores (e queijos!) do Serro ganham endereço em BH 

Tábua de charcutaria com presunto rústico e queijo_crédito Renan Lameu

Começou a funcionar na nossa #ahhbeagá um novo espaço de valorização da gastronomia mineira, especialmente da região do Serro: a Casa Ávila (@casa_avila_bar)! Estivemos lá, no evento de apresentação do espaço para a imprensa e trazemos aqui algumas percepções para vocês queijólatras e adoradores de boas novas!

A proposta deles é unir a culinária e a hospitalidade do interior com a contemporaneidade da capital mineira! E siiim, eles estão no caminho certo! Sentou por lá e você já é recebido atenciosamente com uma conserva da sogra, uma espécie de entradinha cortesia da casa. Segundo os proprietários, os primos Tiago e Heberth Ávila, a ideia é unir o melhor dos sabores da cozinha mineira – e principalmente do #Serro – e apresentá-los de uma maneira contemporânea. Receitas consagradas, como frango com quiabo, carne de panela e leitão à pururuca, receberam novas leituras para serem degustadas como tira-gosto ou em porções, tudo acompanhado por uma boa cerveja artesanal, com espaço para as marcas locais.

As lembranças da infância inspiraram uma das principais criações da casa: a cuia mineira (g-suis, que trem delicioso!). Trata-se de uma base feita com massa aberta, semelhante à do pastel de angu, e que traz diversos tipos de recheios inspirados em pratos tradicionais mineiros. “Lembro do meu pai comentar da massa do pastel, leve e com um toque defumado, presente nas confraternizações da família do meu avô paterno José Nunes. Quisemos resgatar essa memória e incluímos recheios de frango com quiabo, palmito com pesto de baru, carne cozida com molho de frutas vermelhas, e ainda a cuia de lombo com mamão verde, que era um dos pratos preferidos da família Ávila”, ressalta Heberth.

VALORIZAÇÃO DE PRODUTOS LOCAIS – Uma das ideias que faz parte da filosofia da Casa Ávila é a valorização dos produtos artesanais, primando pela qualidade em todos os insumos. Além dos chopes locais, que vão marcar presença nas biqueiras, os proprietários vão buscar o máximo de ingredientes de pequenos produtores.

Tanto os temperos utilizados na cozinha como os queijos (o que muito nos interessa!) são produzidos artesanalmente na região do Serro. “Outros ingredientes também serão adquiridos de pequenos produtores em diversas regiões do Estado, como forma de valorizar e de se aproximar dos sabores da cozinha tradicional interiorana, onde quase tudo que se usava estava bem próximo, no quintal ou no vizinho. A ideia também é ter um pequeno empório para disponibilizar alguns itens dessas pessoas para o cliente que quiser levar para a casa”, conta Heberth.

#barbh #mineirices #gastronomiabh#bh #queijo #boasnovasmg#portaldoqueijo #casaavila

SERVIÇO: Casa Ávila

Funcionamento: a partir do dia 28 de fevereiro

Local: Rua Onísio, 50, bairro Dom Joaquim (esquina com Via 710)

Horários: De terça a quinta-feira, das 17h à 0h; sexta-feira, de 16h30 a 1h; e sábado, de 14h à 1h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.