*Com Rafaela Rezende – engenheira de alimentos e Sommelier de Cervejas
Quem aí ama queijos conhece as inúmeras receitas que podem ser realizadas com os diversos tipos dessa deliciosa iguaria.
Sejam eles frescos, recheados ou temperados, os queijos ganham muitas combinações e agradam o paladar de todos. Mas existem muitos outros sabores que tornam o queijo ainda mais especial. Você já provou queijo maturado no café, vinho e cerveja?
É isso que vamos contar agora, com a participação da engenheira de alimentos e Sommelier de Cervejas, Rafaela Rezende, de Belo Horizonte.
Ela contou ao Portal do Queijo sobre sua experiência diante dessa façanha:
Desde a faculdade, quando eu trabalhei com Queijo Minas Artesanal, eu sempre quis maturar queijos em casa. Foi então, no ano passado, quando eu comprei a caixa de maturar queijos, comecei a me aventurar. A primeira maturação foi com o Lúpulo, um ingrediente que tem como função, além de outras, conferir amargor à cerveja. Depois disso, maturei queijo no café, na cerveja e no vinho.
Segue o passo a passo da maturação no café:
- O queijo utilizado foi o artesanal do Serro, do produtor Taco da cidade de Rio Vermelho com 10 dias de fabricação.
- O café utilizado foi o da fazenda Paraíso da cidade de Araguari, café 100% Arábica com notas de caramelo e baunilha. Foi feito um café forte pelo método de filtração com coador de papel.
- O queijo ficou imerso no café durante 5 dias. Após esse tempo, o queijo ficou em temperatura ambiente pra poder secar durante 4 dias.
- Após secar, o queijo foi para a caixa de maturação e ficou durante 28 dias, sendo virado uma vez ao dia.
- O resultado foi um queijo firme, de casca dura na cor marrom. Aroma predominante de café. Massa amarelada, sabor levemente salgado e amargo por conta do café e acidez característica do queijo do Serro.
E aí, o que achou? Bora tentar? Conte pra gente como foi essa experiência! Em breve vamos dar a dica sobre como maturar o queijo no vinho, aguarde!
Pingback: Especial: Queijos maturados em casa | Portal do Queijo
Olá.
Fiquei com dúvida:
– quando coloca no café, deixa a temperatura ambiente?
– quando diz que ficou 5 dias no café e depois 4 dias pra secar! O que é secar? Deixar no pano de prato?
Ótimo post, mais uma vez.
Obrigado
Sou de SP, capital, mas quando morei no interior da Bahia, em Teixeira de Freitas, eu fazia queijo pois o leite não era industrializado. Adorei está ideia. Si não conheço está caixa de maturação. Vou pesquisar.
Gostaría saber como você fazia a maturacao do queijo pois entendo que Texeira de Freita é uma cidade de clima muito quente
É como você ler minha mente! Você parece saber tanto sobre isto, como você escreveu o livro nele ou algo assim.
Eu acho que você poderia com alguns fotos para levar para casa a mensagem um pouco, mas além de que, este é
grande blog. Um grande ler. Vou definitivamente volta.
É um incrível post em apoio do todos o internet visitantes; Eles irão
obter beneficiar de estou certo.
Olá Boa tarde depois que retirá ele do café pra secagem eu não preciso secar com o pano ou papel toalha durante esse 4 dias de secagem?
Gostei muito da dica e vou experimentar. So tenho umas duvidas. Esse queijo usado era fresco ou meia cura? Devo esperar o queijo secar para usar, ou posso colocá-lo no cafe ainda soltando soro? Estou curando um queijo na minha casa, e ele já amarelou rapidamente, como faço para que ele se mantenha claro igual o que você usou? Obrigado.
Que boa ideia. Deve ficar saboroso. Gostaria de tentar em casa. Só que tenho algumas dúvidas! Ficou no café por 5 dias,
e nesse tempo o café foi trocado, ou seja renovado? Ficou em temperatura ambiente ou na geladeira?
Boa tarde!
Gostaria de receber mais informações de queijo misturado.
Sou muito curiosa e quando ouvi falar no queijo com café, corri pesquisar e encontrei o Portal do Queijo, que me esclareceu o que eu queria saber. Fiz o queijono café e no vinho, modéstia à parte foi um sucesso entre os familiares. Obrigada Portal do Queijo.