Fazendo queijo em casa

Os queijos frescos são bastante versáteis. Podem ser incluídos no café da manhã ou lanche da tarde e quando bem temperados valorizam a salada e até podem participar do aperitivo da noite. Em Minas, o frescal é um dos mais conhecidos e apreciados, mas você já imaginou fazer o seu próprio frescal? Na cozinha de casa? Isso é possível! O processo não requer grandes habilidades culinárias e demanda poucos ingredientes:

 

  • Leite: o queijo pode ser feito com leite pasteurizado do comércio, aqueles vendidos em garrafas, sacos plásticos ou caixas e mantidos sempre sobre refrigeração. O leite UHT (aquele que não precisa ser mantido na geladeira antes de aberto) não serve para a fabricação de queijos.

 

  • Coalho ou coagulante: esse é um ingrediente essencial. Pode ser comprado em lojas agropecuárias ou lojas de produtos de laticínio, inclusive na internet. Alguns mercados, a exemplo do Mercado Central de Belo Horizonte, também vendem o coalho.

 

  • Iogurte: ingrediente opcional, que pode ser usado para melhorar o sabor e textura dos queijos.

 

Os utensílios necessários para fazer queijo em casa são:

  • Panela grande, colher, faca;
  • Termômetro culinário;
  • Formas de queijo: normalmente podem ser adquiridas nos mesmos locais que vendem o coalho. Mas, podem ser improvisadas com caixas plásticas furadas, peneiras ou até o copo do espremedor de batata.

 

Comece aquecendo o leite pasteurizado até chegar a 35-37°C. Adicione algumas colheres de iogurte (opcional) e mecha bem. Coloque o coalho em um copo com um pouco de água filtrada e misture. A quantidade de coalho depende da marca usada, mas isso vem indicado na embalagem. Depois coloque essa água no leite aquecido e misture por 1-2 minutos. Tampe a panela e deixe em repouso por cerca de 50 minutos.

O leite vai coagular e se transformar em um gel uniforme. Para verificar o ponto da massa, pode-se fazer um pequeno corte com uma faca, depois colocá-la embaixo do corte, levantando delicadamente. Se o corte se abrir com bordas homogêneas e lisas, a massa está pronta para ser cortada. Com uma faca, corte a coalhada em diferentes sentidos, para obter cubos de cerca de 1,5-2 cm.

A massa cortada deve ser mexida por uns 20 minutos. Comece a misturar vagarosamente, aumentando a velocidade aos poucos. Quando terminar de mexer retire parte do líquido que se separou (o soro) e coloque a massa na forma ou em uma peneira. Deixe escorrer por uns 15 minutos, depois vire a massa na forma. Coloque um pouco de sal em cima e deixe escorrer por mais 1h. Vire novamente o queijo na forma, salgando a outra face. Coloque na geladeira até o dia seguinte. E pronto! É só tirar da forma e comer.

Esse é o processo básico. Comece pelo mais fácil, depois vá fazendo algumas alterações. Tente cortar o coágulo menor ou mexer por mais tempo, misture o sal na massa antes de enformar, são muitas possibilidades. Faça testes. Você irá se encantar com os diferentes queijos que irá produzir em casa.

12 thoughts on “Fazendo queijo em casa

    • Ivan says:

      Já ouvi falar que ao leite pasteurizado deve se acrescentar cloreto de cálcio. Isso ajuda em alguma coisa? Caso eu queira comprar onde posso encontrar?

    • Torre says:

      Indicam ser congelamento quando fresco e o congelador tem de ser congelamento rápido.
      E depois ao descongelar ao contrário bom ser lento na geladeira mechendo algumas vezes (as garrafas pet aqui no nosso caso)
      E oque demora alguns dias pra descongelar e misturar normalmente parecido antes de ter congelado.
      A estrutura do queijo ao fim acho não fica igual leite fresco. Pode ficar diferente mas acho com cuidados certos e a receita e ingrediente tem escolha do queijo certo.. pode se aproveitar sim o leite congelado pra fazer queijo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.