O secretário municipal de Agricultura de Francisco Beltrão, Claudimar De Carli, avalia que o evento é uma oportunidade para a união de entidades e produtores.
Com o objetivo de levar conhecimento e informação aos produtores de leite e queijo através de palestras e troca de experiências, o Inova Queijo, agora na sua edição Pocket foi promovido durante a nona edição da Via Tecnológica do Leite, que aconteceu nos dias 29 e 30 de junho e 01 de julho no Parque de Exposições Jayme Canet Junior, em Francisco Beltrão/PR.
Este ano, o evento teve como temática “nutrição e produtividade”. A entrada foi gratuita e o Sebrae/PR é um dos parceiros na realização. Na programação, estiveram palestras técnicas na área de nutrição animal, turismo rural e produção de leite a pasto, além de informações para obtenção do selo do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf/PR) para indústrias de alimentos de origem animal – leite e carnes.
A consultora do Sebrae/PR, Alyne Chicocki, explicou que a intenção das entidades organizadoras é promover novamente o Inova Queijo, este ano em formato menor, para continuar levando conhecimento aos produtores da região.
“Após a primeira edição, em 2022, o Inova Queijo transformou-se em um programa – o “Inova Queijo em Ação”. Como ele é realizado a cada dois anos, tivemos a ideia de intercalar uma edição em formato reduzido, mas que agregue conhecimentos e conteúdos aos produtores de leite e seus derivados.”, conta a consultora.
De acordo com Alyne, a iniciativa tem, ainda, o objetivo de impulsionar o potencial e elevar a qualidade da cadeia produtiva leiteira no sudoeste, uma das mais importantes do Paraná.
Fonte: Compre Rural