Quem faz cerveja em casa, sempre fica com aquele monte de bagaço de malte sobrando e normalmente, ele é descartado. Mas este bagaço tem sido reaproveitado em diversas receitas culinárias. Algumas pessoas o utilizam para fazer pão, quibe, farofa, biscoito e outras receitas.
Eu resolvi fazer diferente e usei o bagaço de malte de uma produção da minha cerveja para maturar queijo. Como? Segue o passo a passo abaixo.
Você vai precisar de:
Um queijo Minas Artesanal de leite de cru (meia-cura)
Bagaço de malte suficiente para cobrir o queijo
Vasilha com tampa
O bagaço de malte pode ser guardado por até três dias na geladeira ou pode ser congelado. Para usar na maturação, o bagaço deve estar frio ou em temperatura ambiente.
Coloque na vasilha um pouco do bagaço, ponha o queijo e depois cubra-o com restante do bagaço. Deixe na geladeira por até uma semana. Dentro destes sete dias, vire o queijo pelo menos duas vezes. Após este tempo, coloque o queijo para maturar na madeira e vai virando uma vez ao dia.
Se quiser dar mais sabor ao queijo, assim que a cerveja estiver pronta, deixe o queijo imerso nela por alguns dias. Depois só secar e maturar mais um pouco.
Faça e depois me conte o que achou.
Olá
Acabei de chegar da França e gostaria de saber como continuar comendo queijo afinado.
É possível afirmar os queijos brasileiros?
Obrigada
Paloma
Gostei do seu artigo, achei interessante.
Vou começar a acompanhar seu blog.
Esse tipo de conteúdo me ajuda.
Bom dia.
Mas depois q poe na tabua para maturar ainda deixa com o bagaco do malte? Ou retira todo? Ou so o excesso?obg