Cerca de 300 produtores de leite da Lac Lélo, localizados na região do Oeste de Santa Catarina, participaram de uma ação especial organizada pela UltraCheese, plataforma de cremes e queijos que assumiu a gestão e coordenação da marca. Intitulada “Dia de Campo UltraCheese”, a iniciativa consistiu na realização de quatro eventos nos municípios de São João do Oeste, São Carlos, Guaraciaba e Chapecó. O objetivo principal foi apresentar a estrutura da qual os produtores passaram a fazer parte (a UltraCheese, pertencente ao fundo de investimentos Aqua Capital) e consolidar uma série de negócios focados no desenvolvimento da cadeia leiteira da região.
A Lac Lélo começou como uma empresa familiar – que ainda conta com a participação ativa de Ruben e Maikel Grasel no conselho de gestão – e hoje está entre os principais players do mercado lácteo do Brasil. Além da captação de leite para fabricação de queijos pelo laticínio, a marca é proprietária das lojas de máquinas e agropecuária. Na loja de máquinas, o foco é a venda de tratores, tanques de resfriamento, conjuntos de ordenha e acessórios para otimizar o dia a dia no campo, além de assistência técnica 24h. Já a loja agropecuária oferece insumos para o pasto e soluções em nutrição animal, cuidados veterinários e ferramentas. “A Lac Lélo é a única marca que tem tudo que envolve o segmento agrícola, oferecendo ao produtor a estrutura completa para plantar, colher e fazer o manejo do seu rebanho”, ressalta o Gerente da Loja de Máquinas e Agropecuária, Weslley Weber.
“Nos eventos, destacamos nossa cultura de estarmos sempre de portas abertas aos produtores e apresentamos todas as soluções disponibilizadas a eles”, diz Fernando Bertoti, Diretor Industrial e de Originação da UltraCheese.
A plataforma pretende ampliar a produção da Unidade Industrial de São João do Oeste de 300 mil litros/dia para 600 mil litros/dia, e, para isso, oferece todo suporte para desenvolvimento e crescimento das propriedades, desde capacitação e orientação aos produtores nos mais variados temas: da nutrição animal, das técnicas que garantem a saúde e o bem-estar do plantel, bem como a excelente qualidade do leite fornecido.
Parceria para o crescimento da cadeia produtiva de leite
Outro ponto destacado no Dia de Campo foi a profissionalização do suporte técnico. A Lac Lélo conta com um time de zootecnistas e engenheiros agrônomos à disposição dos produtores: “Por trás da plataforma UltraCheese, há pessoas e parceiros dedicados ao crescimento do pequeno produtor”, reforça Bertoti. Quem precisar de investimentos também pode contar com especialistas que fazem a ponte com financiadoras para obtenção de crédito – um serviço totalmente gratuito – e para gestão do fluxo de caixa.
Os eventos do “Dia de Campo UltraCheese” contaram, ainda, com uma palestra sobre qualidade do leite. “Como estamos inseridos em uma plataforma de cremes e queijos, nada melhor do que conversar com os produtores sobre o assunto. Mostramos a eles o que é possível fazer para melhorar a produtividade, o manejo, a qualidade e, por consequência, a rentabilidade”, pontua o gerente Weslley Weber. A Lac Lélo tem um mix de mais de 90 itens, entre eles os premiados mundialmente queijo quark e requeijão cremoso, além de manteigas, nata e uma linha completa de cremes de queijo e queijos para o dia-a-dia, zero lactose e lights, entre tantos outros.
Outra importante iniciativa é o Plano de Originação, que visa aproximar ainda mais a indústria dos produtores de leite, com diversos projetos para melhoria de qualidade da matéria-prima e desenvolvimento sustentável das propriedades.
“Entendemos que os impactos impostos pela economia, especialmente sobre a atividade leiteira, devem ser combatidos de maneira conjunta. Este desafio é tanto da indústria quanto do produtor, por isso estamos ainda mais próximos dos nossos fornecedores para identificar as oportunidades de melhoria. Nosso papel é também o de ajudar o produtor de leite na gestão e nas práticas para aumentar a produtividade e rentabilidade das propriedades. Todos os elos são beneficiados e fomentamos o crescimento mútuo”, conclui Bertoti.
Sobre a UltraCheese – A UltraCheese foi criada a partir do sonho de ser a melhor e mais completa plataforma de queijos do país. A marca integra o fundo de investimentos independente Aqua Capital, que tem como objetivo a expansão de empresas de médio porte dentro da cadeia de valor do agronegócio no Brasil e na América do Sul. No portfólio constam queijos, manteigas e cremes de queijo para o dia a dia, queijos únicos e exclusivos para momentos especiais, além de uma linha de derivados premium de leite de búfala. O amor pelo leite e a preservação da verdadeira arte de fazer cremes e queijos é o que uniu a Cruzília, Lac Lélo, Búfalo Dourado e Itacolomy neste grande projeto.