Lei regulariza comercialização de produtos artesanais de origem animal

O presidente Temer sancionou, nesta quinta (14),  a lei nº 13.680 sobre fiscalização de produtos artesanais de origem animal.

A nova lei transfere a fiscalização da produção e comercialização de embutidos, queijos de leite cru e méis, entre outros, para os órgãos estaduais e cria um selo chamado ARTE para classificar esses produtos que terão regulamentação diferenciada. Também determina que a inspeção e a fiscalização da elaboração dos produtos artesanais com o selo ARTE deverão ter natureza prioritariamente orientadora, por parte dos órgãos de saúde pública (Anvisa) dos Estados e do Distrito Federal.

O presidente da FAEMG, Roberto Simões, comemorou a sanção do presidente Michel Temer, sem vetos, à lei que flexibiliza a inspeção da produção de queijos e embutidos artesanais. “Atestada a qualidade e conformidade às normas sanitárias, os produtos serão comercializados livremente. É uma grande conquista, uma alforria aos nossos queijos. E vem em momento oportuno, quando a sociedade tem crescente interesse pelos produtos artesanais, de pequenos produtores e mão-de-obra familiar”, destaca.

Segundo Roberto Simões, a legislação era reivindicação antiga do setor: “Há anos a FAEMG vem lutando para que a legislação refletisse e respeitasse a realidade desta produção; tão tradicional e importante para Minas Gerais. Estruturamos uma comissão técnica do Queijo Minas Artesanal, de onde partiu toda a sistematização das propostas que hoje a lei contempla. Agora esperamos que a lei estadual que tramita na Assembleia seja adequada à Federal e aprovada com maior agilidade”, salienta.

 Confira a íntegra da Lei

3 thoughts on “Lei regulariza comercialização de produtos artesanais de origem animal

  1. Miguel Rui D'Avila Aranguiz says:

    Amigos! Admiro o trabalho de vocês. Não trabalho nesse seguimento, mas sou admirador e apreciador dos produtos coloniais e artesanais. Se me permitem, desejo seguir essa página como apreciador e aprendiz da produção de excelentes queijos, cervejas e vinhos artesanais. Agradeço de coração vosso despreendimento de manter-me informado das novidades. Fico muito feliz de saber que o governo libertou-lhes dessa canga que lhes limitava a capacidade do progresso e desenvolvimento nessa área do conhecimento. Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.