É crescente o público que consome e aprecia queijos artesanais. Diante deste nicho, a cada dia, mais empreendedores aventuram no universo queijeiro abrindo empórios, boutiques ou até mesmo uma banca em alguma feira.
Como o mundo está cheio de pessoas boas e, infelizmente, de pessoas más com péssimas intenções, foi necessário a criação de um Sistema de Proteção ao Queijeiro – SPQ, um grupo de whatsapp (faço parte desde o início da sua criação) onde produtores e fornecedores confidenciam entre si bons e maus pagadores. Analisando as principais queixas ao longo das discussões do grupo, segue 4 erros que você não deve cometer ao abrir uma loja de queijos:
1 – COMPROU? PAGUE! A mais dolorida e recorrente reclamação é de lojista que compra os queijos e não paga. NÃO COMETA ESTE ERRO! As desculpas geralmente são as mesmas: esfarrapadas. O pior, o mesmo que deve pra um deve para vários. Para evitar o aborrecimento do calote pede-se depósito antecipado. O problema agrava-se quando o lojista começa pagando direitinho e depois dá o tombo. Daí não atende mais o telefone, não visualiza mais as mensagens e some no mapa.
2 – CUIDADO COM OS QUEIJOS: Quer ver um queijeiro ter um treco no coração? Deixa o queijo dele esturricado no sol (quando requerer refrigeração), acondicionado de qualquer maneira no balcão ou na prateleira, empilhado demasiadamente chegando a amassar e desfigurar os queijos. NÃO COMETA ESTE ERRO! Trate com carinho o alimento vivo que foi produzido com muito amor. Na dúvida é melhor averiguar com o produtor a melhor forma de armazenamento.
3 – VENDER QUEIJO FALSIFICADO: Quem quer entrar no ramo tem que pelo menos saber que não existe CANASTRA DE ARAXÁ. Canastra é Canastra. Araxá é Araxá. São duas regiões distintas. NÃO COMETA ESTE ERRO! Minas Gerais tem 7 regiões reconhecidas pelo Governo: Araxá, Canastra, Campo das Vertentes, Cerrado, Serra do Salitre, Serro e Triângulo Mineiro. Alagoa e Mantiqueira de Minas, entre outras, serão novas regiões a serem reconhecidas. Além de Minas Gerais, outros Estados brasileiros também produzem queijos. Verifique a procedência e a origem do queijo. Seu cliente agradece!
4 – VENDER QUEIJO FURADINHO: Você também precisa saber a diferença entre as olhaduras dos coliformes fecais ou estafilococos patogênicos (isso é um péssimo sinal de contaminação) das olhaduras produzidas pelas bactérias propiônicas (ótimo sinal da fermentação). NÃO COMETA ESTE ERRO. São duas situações distintas. É de matar quando deparamos com: Queijo Canastra de Araxá Extra Furadinho.
Apesar destes dissabores seguimos catequizando os clientes, explicando a essência do queijo artesanal e lutando pelo movimento #salveoqueijoartesanal colaborando com o debate das leis no âmbito federal, estadual e municipal. Mas isso deixamos para meu próximo artigo.
Bacana seu artigo! Fiquei curioso, nele vc site 7 regiões, no caso a minha cidade, Caratinga, leste do estado, fica em alguma dessas 7? Qual?
Muito boa as dicas, vou me lembra quando abrir minha lojinha
Boa noite. Quero abrir uma loja em minha cidade de produtos mineiros como doces, torresmo enlatado e queijo. Preciso de dicas de armazenamento, que tipo de balcao expositor comprar e a que temperatura armazenar. Vc tem como me ajudar? Obrigado.
Boa noite! Prezados Senhores,
Estou planejando em abrir um empório para venda de quijos de MG, preciso de orientações de vcs que são especialistas. É possível?
Muito obrigado!
Atenciosamente,
Edilson Oliveria Silva
Gostaria de conhecer mais os produtos.
Gostaria de conhecer mais sobre recebda de queijos trabalho com queijos da Serra da Canastra! De Pinhuim-MG Gostaria de conhecer outros.
Oi boa noite me chamo erlan sou de Sumaré SP e gostaria de abrir um pequeno negócio de Queijos e gostaria de saber mais a respeito sobre tudo …
Boa tarde.
Post excelente
Gostaria de abrir um Empório, preciso de dicas de armazenamento.
obrigado
A dica pra não ter erro é manter alguns queijos no expositor para o cliente ver quais queijos você tem e o restante manter no refrigerador (temperatura ideal para os queijos é 17ºC). Alguns tipos de queijo requer tratamento diferenciado, então procure saber com o fornecedor qual a maneira adequada de armazenamento.
“Queijo canastra de Araxá ” vc citou como uma fraude né? Pq não pertence à indicação geográfica composta por outros sete municípios? Ou pelo extra furadinho também?Pq existem canastras legítimos extra furadinhos. Por exemplo o Canastra Real da queijaria Roça da Cidade , em São Roque de Minas. Legítimos canastra.
Sim, David, Queijo Canastra de Araxá não é correto. Ou é Canastra ou é Araxá. São duas regiões distintas.
Sobre os furinhos existe uma grande diferença entre os furinhos gerados por coliformes fecais (são furinhos prejudiciais à saúde) e os furinhos gerados pelas propiônicas (são os furinhos benéficos) que tem no Canastra Real da Roça Cidade.
Como identificar se os furinhos são “bons ou “ruins pra saúde?
O ideal é fazer exame em laboratório. No olhômetro é complicado.
Olá . Gostaria de deixar bem claro que não eh só o Canastra que faz os furinhos no queijo . Comecei nessa área faz uma semana e já faco desde queijo com os furinhos . E tudo na maior higiene. Com regras total de higiene e ordenha mecânicas, portanto eh a química do coalho no leite e não a falta de higiene que faz os olheiros no queijo.
Oi Lara, tudo bem? Queijo rendado é sinal de contaminação sim. As olhaduras geradas pelas bactérias propiônicas são regulares e distintas.
Ótimo artigo!
Estou precisando comprar queijo parmesão. Alguém pode me indicar um bom fornecedor?
Claudionor, recomendo um queijo que não é parmesão, mas é o Queijo Artesanal Alagoa (quando maturado lembra muito um parmesão): http://www.queijodalagoa.com.br Zap do SAC 35 9988 5 6638