4 erros que você não deve cometer ao abrir uma loja de queijos

É crescente o público que consome e aprecia queijos artesanais. Diante deste nicho, a cada dia, mais empreendedores aventuram no universo queijeiro abrindo empórios, boutiques ou até mesmo uma banca em alguma feira.

Como o mundo está cheio de pessoas boas e, infelizmente, de pessoas más com péssimas intenções, foi necessário a criação de um Sistema de Proteção ao Queijeiro – SPQ, um grupo de whatsapp (faço parte desde o início da sua criação) onde produtores e fornecedores confidenciam entre si bons e maus pagadores. Analisando as principais queixas ao longo das discussões do grupo, segue 4 erros que você não deve cometer ao abrir uma loja de queijos:

1 – COMPROU? PAGUE! A mais dolorida e recorrente reclamação é de lojista que compra os queijos e não paga. NÃO COMETA ESTE ERRO! As desculpas geralmente são as mesmas: esfarrapadas. O pior, o mesmo que deve pra um deve para vários. Para evitar o aborrecimento do calote pede-se depósito antecipado. O problema agrava-se quando o lojista começa pagando direitinho e depois dá o tombo. Daí não atende mais o telefone, não visualiza mais as mensagens e some no mapa.

2 – CUIDADO COM OS QUEIJOS: Quer ver um queijeiro ter um treco no coração? Deixa o queijo dele esturricado no sol (quando requerer refrigeração), acondicionado de qualquer maneira no balcão ou na prateleira, empilhado demasiadamente chegando a amassar e desfigurar os queijos. NÃO COMETA ESTE ERRO! Trate com carinho o alimento vivo que foi produzido com muito amor. Na dúvida é melhor averiguar com o produtor a melhor forma de armazenamento.

3 – VENDER QUEIJO FALSIFICADO: Quem quer entrar no ramo tem que pelo menos saber que não existe CANASTRA DE ARAXÁ. Canastra é Canastra. Araxá é Araxá. São duas regiões distintas. NÃO COMETA ESTE ERRO! Minas Gerais tem 7 regiões reconhecidas pelo Governo: Araxá, Canastra, Campo das Vertentes, Cerrado, Serra do Salitre, Serro e Triângulo Mineiro. Alagoa e Mantiqueira de Minas, entre outras, serão novas regiões a serem reconhecidas. Além de Minas Gerais, outros Estados brasileiros também produzem queijos. Verifique a procedência e a origem do queijo. Seu cliente agradece!

4 – VENDER QUEIJO FURADINHO: Você também precisa saber a diferença entre as olhaduras dos coliformes fecais ou estafilococos patogênicos (isso é um péssimo sinal de contaminação) das olhaduras produzidas pelas bactérias propiônicas (ótimo sinal da fermentação). NÃO COMETA ESTE ERRO. São duas situações distintas. É de matar quando deparamos com: Queijo Canastra de Araxá Extra Furadinho.

Apesar destes dissabores seguimos catequizando os clientes, explicando a essência do queijo artesanal e lutando pelo movimento #salveoqueijoartesanal colaborando com o debate das leis no âmbito federal, estadual e municipal. Mas isso deixamos para meu próximo artigo.

 

18 thoughts on “4 erros que você não deve cometer ao abrir uma loja de queijos

  1. MARCIO VENTURA SOZZA says:

    Boa noite. Quero abrir uma loja em minha cidade de produtos mineiros como doces, torresmo enlatado e queijo. Preciso de dicas de armazenamento, que tipo de balcao expositor comprar e a que temperatura armazenar. Vc tem como me ajudar? Obrigado.

  2. Edilson Oliveira Silva says:

    Boa noite! Prezados Senhores,
    Estou planejando em abrir um empório para venda de quijos de MG, preciso de orientações de vcs que são especialistas. É possível?
    Muito obrigado!
    Atenciosamente,
    Edilson Oliveria Silva

  3. Erlan says:

    Oi boa noite me chamo erlan sou de Sumaré SP e gostaria de abrir um pequeno negócio de Queijos e gostaria de saber mais a respeito sobre tudo …

    • Osvaldo Filho says:

      A dica pra não ter erro é manter alguns queijos no expositor para o cliente ver quais queijos você tem e o restante manter no refrigerador (temperatura ideal para os queijos é 17ºC). Alguns tipos de queijo requer tratamento diferenciado, então procure saber com o fornecedor qual a maneira adequada de armazenamento.

  4. David J O Neto says:

    “Queijo canastra de Araxá ” vc citou como uma fraude né? Pq não pertence à indicação geográfica composta por outros sete municípios? Ou pelo extra furadinho também?Pq existem canastras legítimos extra furadinhos. Por exemplo o Canastra Real da queijaria Roça da Cidade , em São Roque de Minas. Legítimos canastra.

    • Osvaldo Filho says:

      Sim, David, Queijo Canastra de Araxá não é correto. Ou é Canastra ou é Araxá. São duas regiões distintas.
      Sobre os furinhos existe uma grande diferença entre os furinhos gerados por coliformes fecais (são furinhos prejudiciais à saúde) e os furinhos gerados pelas propiônicas (são os furinhos benéficos) que tem no Canastra Real da Roça Cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.