O queijo Cabacinha do Jequitinhonha

 

Você já ouviu falar no queijo Cáccio Cavalo? Trata-se de uma iguaria de origem italiana que era   um dos principais alimentos vendidos ao povo nômade.  Seu nome vem do resultado do processo de secagem do queijo: amarrados aos pares por um barbante e pendurados em uma vara de madeira “ a cavallo” para a secagem.

 

Já em terras brasileiras, mais precisamente no Vale do Jequitinhonha, em Minas, o queijo recebeu o nome de Cabacinha. O motivo é o formato que ele adquire após a secagem, que lembra uma cabaça.

 

O queijo cabacinha possui um sabor que lembra os queijos mozarela e provolone, o que o difere é a utilização do leite e o seu processo de fabricação. Ele  é produzido com massa cozida e, quando atinge o ponto de muçarela é dividido em porções, enrolado em formato de cabaça, amarrado em uma das pontas com barbante e posto para secagem até esfriar.

 

Reconhecimento

Em 2014, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA)  reconheceu a Região do Vale do Jequitinhonha como produtora do Queijo Artesanal Cabacinha. O objetivo deste reconhecimento é valorizar o produto, legaliza-lo e padronizar o processo de fabricação, o que gera renda para os produtores.

 

A região reconhecida é formada pelos municípios de Pedra Azul, Cachoeira do Pajeú, Comercinho, Medina e Itaobim.

 

O queijo é um sucesso e é extremamente suculento. Quer saber mais sobre queijos? Confira aqui e assine também a nossa Newsletter.

 

12 thoughts on “O queijo Cabacinha do Jequitinhonha

  1. Ana says:

    Vocês usam forma para fazer os queijos cabacinha? Porque vi que são cortados em cima. Gostaria de saber como deixar nesse formato. Agradeço a atenção.

  2. laila araujo says:

    gostaria de ter acesso as informações sobre a origem do queijo cabacinha para mim fazer um referencial teorico para minha defesa de monografia. aguardo retorno

  3. EDMUNDO CORREIA E SANTOS JUNIOR says:

    Laila, sou produtor do Cabacinha MORRO GRANDE, em Cachoeira de Pajeú/MG. O verdadeiro queijo cabacinha produzido aqui na nossa região não tem formato uniforme por ser feito 100% artesanalmente por processo manual. Mais informações encontro-me à disposiçao através do email edmundojunior06@hotmail.com ou pelo telefone 33 987266585.

  4. Sara almeida says:

    Não é usado forma não.
    Meu pai fabricava este queijo.
    Vc usa as mãos para deixar neste formato. Aí a Ponta em cima corta só pra ficar certinha.

    • Lorenza Coelho says:

      Boa tarde. É um prazer ter você como leitor! A partir de agora o Portal do Queijo tem produtos personalizados. NO mês de setembro teremos o lançamento do nosso primeiro presente, nossa primeira degustação. Obrigado e continue nos acompanhando! Se quiser entrar em contato 99761-6759 Ronaldo. Enviamos para todo Brasil!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.