Os queijos artesanais de leite cru

Os queijos artesanais de leite cru são aqueles produzidos de forma artesanal, a partir do leite recém ordenhado, sem o processo de pasteurização. Originalmente, diversos queijos em todo o mundo eram fabricados através do leite cru.

Com os avanços tecnológicos e normas sanitárias internacionais, os produtores passaram a se adaptar para atender as exigências dessas normas . Mas quem tem o prazer de degustar as versões de leite cru e industrializadas facilmente percebe a diferença entre os produtos.

No Brasil, existe uma grande concentração de produtores que fabricam o queijo com o leite cru. Regiões produtoras como Minas Gerais (Queijo Minas Artesanal), o Sul do país (Queijo Colonial e Serrano) e do Nordeste (Coalho e Manteiga), são algumas delas.

Algumas medidas impostas por órgãos regulamentadores do Brasil vêm sendo estruturadas para ampliar a comercialização legal do produto. Entre as condições, preocupações com questões sanitárias e físicas da queijaria, como as instalações, equipamentos e materiais, boas práticas na manipulação, são elementos principais para regulamentação. Além de questões de controle da saúde do gado.

Uma iniciativa importante para os queijos artesanais foi o registro, em 2008, como Patrimônio Imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional – IPHAN – nos queijos mineiros do Serro, da Canastra e Serra do Salitre. O modo de fazer queijo através do leite cru, compõe um conjunto simbólico abrangente que pode ser visto como tradição e tradução da terra e da cultura mineira.

Apesar de alguns avanços existe muito a ser conquistado por produtores de queijo de leite cru. No próximo dia 22 (sábado) será considerado o Dia Mundial da Valorização do Leite Cru. O objetivo da comemoração é reconhecer o queijo e sua herança cultural além de contribuir com a proteção do nosso alimento preferido.

 

Fique por dentro das novidades sobre os queijos e muito mais!

12 thoughts on “Os queijos artesanais de leite cru

  1. Pingback: Queijo e Cerveja, aprenda a combinar | Blog de Cerveja O Caneco

  2. Eliezer Gaudêncio lima says:

    Olá boa noite eu tenho uma leiteria no interior de sp.
    Quero uma receita de queijo artesanal
    Já tentei fazer mas o queijo amarga

    • Portal do Queijo says:

      Olá! Acesse nossa rota do queijo/produtores. Lá você conseguirá contato de vários produtores de queijo minas artesanal que podem ajudá-lo.

    • Portal do Queijo says:

      Com certeza, Ramon!
      Os nossos queijos são patrimônios do nosso estado e não podemos perder está tradição.
      O Portal do Queijo agradece pela participação.

  3. ANDRÉIA says:

    Senhores (as) bom dia!

    Tenho uma dúvida sobre a produção do queijo artesanal a partir do leite cru.
    Os queijos produzidos com leite pasteurizados (laticínios) devem possuir o selo SIF para indicar que está regulamentado e assim ser comercializado.
    Quanto a produção do queijo artesanal que é feito a partir do leite cru, que tipo de regulamentação precisa? Não precisa possuir o SIF? Pois existem pequenos produtores que não estão regulamentados. Que tipo de inspeção existe para controle da qualidade do leite (CCS e CBT) e instalações sanitárias e manipulação do produto propriamente dito.
    Em resumo, se o rpodutor não tiver o SIF, pois produz pouco leite, ele pode fazer queijo artesanal de queijo de leite cru? Teria que regulamentar-se de alguma forma? Como?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.