Prazeres da Mesa: Queijos maravilhosos e em promoção

Queijo Alagoinha

As chuvas de verão aumentam a produção de leite e, com isso, claro, a produção de queijo

Atentos ao aumento da produção e menor venda desse começo de 2022, a Revista Prazeres da Mesa em conjunto com os produtores parceiros da Queijo D’Alagoa-MG, está com uma ação especial para ajudar a escoar a produção de diversas famílias de pequenos produtores de queijo.

Acesse o site SITE: www.queijodalagoa.com.br/queijos-artesanais/ e use o CUPOM DE DESCONTO: PRAZERES e receba 10% OFF no seu pedido. A entrega é feita em todo o Brasil e diversos queijos estão com preços especiais.

A História da Queijo D’Alagoa-MG

No início da produção na região, o tropeiro Jeremias Sene empilhava os queijos embrulhados em folhas de bananeira dentro de balaios de bambu. Os balaios eram colocados no lombo de burros e assim ele atravessava a Serra da Mantiqueira, por trilhas e caminhos rudimentares para vender o produto no Vale do Paraíba-SP, e por vezes, em Resende-RJ. Os anos passaram e, hoje, o seu bisneto, Osvaldo Martins de Barros Filho, comanda, desde 2009, a Queijo D’Alagoa-MG. Osvaldo quis seguir os passos do homem que era uma de suas referências e, vendo dificuldade dos produtores locais, principalmente, do Sô Batistinha, para escoar a produção, resolveu montar o negócio e ajudar. Os atravessadores que compravam o queijo local, além de pagar um preço irrisório, ainda tinham a desfaçatez de dar um cheque para 40 dias.

O negócio de Osvaldo ajudou a salvar a produção de muitas famílias de pequenos artesãos de queijo, que hoje são parceiras da Queijo D’Alagoa-MG e contam com um sério trabalho para escoar a produção e de divulgação. A Queijo D’Alagoa-MG é pioneira na venda de queijo pela internet e, através dos Correios, faz a entrega de queijos artesanais em todo o país.

Mas não foi o único capítulo dessa história. O negócio virtual da Queijo D’Alagoa-MG iniciou uma transformação social no município de Alagoa. Alguns exemplos:

  • reconhecimento da importância do produtor
  • agregou valor ao produto
  • preservou a história, cultura e tradição
  • movimentou a economia local
  • ajudou a fomentar o turismo, promovendo Alagoa como destino turístico
  • e, por fim, manteve a agência dos Correios aberta com o contrato de postagem.

Conheça alguns desses Queijos Especiais:

– Alagoinha (Medalha de Ouro) – é feito no Pé do Pico do Chorão, pelo produtor Leandro. É ideal para casais, porque tem aproximadamente 500 gramas. Estágio de maturação: meia cura. Sabor amanteigado, levemente picante.

Queijo Alagoinha
Foto: @queijodalagoamg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Alagoa Pequena, Premiado na França Produzido pela família do Sô Márcio na Fazenda 2M, no bairro da Companhia, a 1.525 metros de altitude. Queijo macio, sabor lácteo e suave, levemente picante, aromas de ervas frescas. Harmoniza muito bem com um cafezinho ou com uma boa taça de vinho.

Queijo Alagoa Pequena
Foto: @queijodalagoamg

 

 

 

 

 

 

 

Sô Batistinha – Medalha de Bronze no V Prêmio Queijo Brasil. É produzido no Rio Acima, maturado por no mínimo 15 dias (meia cura), macio, levemente picante, persistente na boca. Apenas cerca de sete peças são feitas por dia.

Queijo do Sô Batistinha
Foto: @queijodalagoamg

 

 

 

 

 

 

 

do Eli – é produzido no pé da Serra do Condado, no sítio Inácia Pereira. São feitos micro-lotes de apenas 8 peças por dia. Cada peça com pouco mais de 1kg. É enviado fresco.

Queijo do Eli
Foto: @queijodalagoamg

Alagoa Fumacê – Único queijo de Alagoa Premiado com Ouro em Araxá (2019). É um queijo Alagoa defumado, pungente e amendoado, além de ser muito aromático. Também é  Medalha de Ouro no V Prêmio Queijo Brasil e Medalha de Prata no Mondial du Fromage na França 2021.

Queijo Alagoa Fumacê
Foto: @queijodalagoamg

Faixa Dourada –  SUPER OURO  no III Prêmio Queijo Brasil, e considerado o Melhor Queijo Artesanal de Leite Cru do Brasil. É um queijo maturado por 30 dias com azeite de oliva extravirgem de Alagoa. Harmoniza com vinhos tintos ou cerveja do tipo IPA. Este queijo é aromático, picância bem pronunciada, persistente na boca.

Queijo Faixa Dourada
Foto: @queijodalagoamg

do Coronel  (Medalha de Ouro, foi eleito um dos 5 melhores queijos do Brasil). É a mais alta patente da Queijo d’Alagoa-MG. Queijo da reserva particular do Osvaldo. Maturado de 6 meses a 1 ano. Zero Lactose.  Potente, mineralizado, picância que persiste na boca. Tem um retrogosto adocicado e é extremamente aromático. Ideal para harmonizar com vinhos tintos bem encorpados.

Queijo do Coronel
Foto: @queijodalagoamg

Alagoa Grande – Medalha de Ouro. Se trata de uma peça de 5 kg do Queijo Artesanal Alagoa, com estágio de maturação de 15 dias (fresco). Queijo macio, levemente picante, persistente na boca, aroma lácteo e de ervas frescas.

Queijo Alagoa Grande
O Queijo Alagoa Grande está com Frete Grátis (por tempo limitado) Foto: @queijodalagoamg

Pedidos pelo site ou WHATSAPP: (35) 99885-6638 – Link pro Whatsapp:https://wa.me/message/4GSUGSZNMJHJJ1

Instagram: @queijodalagoamg

As informações são da Revista PRAZERES DA MESA – Pedro Melo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.