As chuvas de verão aumentam a produção de leite e, com isso, claro, a produção de queijo
Atentos ao aumento da produção e menor venda desse começo de 2022, a Revista Prazeres da Mesa em conjunto com os produtores parceiros da Queijo D’Alagoa-MG, está com uma ação especial para ajudar a escoar a produção de diversas famílias de pequenos produtores de queijo.
Acesse o site SITE: www.queijodalagoa.com.br/queijos-artesanais/ e use o CUPOM DE DESCONTO: PRAZERES e receba 10% OFF no seu pedido. A entrega é feita em todo o Brasil e diversos queijos estão com preços especiais.
A História da Queijo D’Alagoa-MG
No início da produção na região, o tropeiro Jeremias Sene empilhava os queijos embrulhados em folhas de bananeira dentro de balaios de bambu. Os balaios eram colocados no lombo de burros e assim ele atravessava a Serra da Mantiqueira, por trilhas e caminhos rudimentares para vender o produto no Vale do Paraíba-SP, e por vezes, em Resende-RJ. Os anos passaram e, hoje, o seu bisneto, Osvaldo Martins de Barros Filho, comanda, desde 2009, a Queijo D’Alagoa-MG. Osvaldo quis seguir os passos do homem que era uma de suas referências e, vendo dificuldade dos produtores locais, principalmente, do Sô Batistinha, para escoar a produção, resolveu montar o negócio e ajudar. Os atravessadores que compravam o queijo local, além de pagar um preço irrisório, ainda tinham a desfaçatez de dar um cheque para 40 dias.
O negócio de Osvaldo ajudou a salvar a produção de muitas famílias de pequenos artesãos de queijo, que hoje são parceiras da Queijo D’Alagoa-MG e contam com um sério trabalho para escoar a produção e de divulgação. A Queijo D’Alagoa-MG é pioneira na venda de queijo pela internet e, através dos Correios, faz a entrega de queijos artesanais em todo o país.
Mas não foi o único capítulo dessa história. O negócio virtual da Queijo D’Alagoa-MG iniciou uma transformação social no município de Alagoa. Alguns exemplos:
- reconhecimento da importância do produtor
- agregou valor ao produto
- preservou a história, cultura e tradição
- movimentou a economia local
- ajudou a fomentar o turismo, promovendo Alagoa como destino turístico
- e, por fim, manteve a agência dos Correios aberta com o contrato de postagem.
Conheça alguns desses Queijos Especiais:
– Alagoinha (Medalha de Ouro) – é feito no Pé do Pico do Chorão, pelo produtor Leandro. É ideal para casais, porque tem aproximadamente 500 gramas. Estágio de maturação: meia cura. Sabor amanteigado, levemente picante.
Alagoa Pequena, Premiado na França Produzido pela família do Sô Márcio na Fazenda 2M, no bairro da Companhia, a 1.525 metros de altitude. Queijo macio, sabor lácteo e suave, levemente picante, aromas de ervas frescas. Harmoniza muito bem com um cafezinho ou com uma boa taça de vinho.
Sô Batistinha – Medalha de Bronze no V Prêmio Queijo Brasil. É produzido no Rio Acima, maturado por no mínimo 15 dias (meia cura), macio, levemente picante, persistente na boca. Apenas cerca de sete peças são feitas por dia.
do Eli – é produzido no pé da Serra do Condado, no sítio Inácia Pereira. São feitos micro-lotes de apenas 8 peças por dia. Cada peça com pouco mais de 1kg. É enviado fresco.
Alagoa Fumacê – Único queijo de Alagoa Premiado com Ouro em Araxá (2019). É um queijo Alagoa defumado, pungente e amendoado, além de ser muito aromático. Também é Medalha de Ouro no V Prêmio Queijo Brasil e Medalha de Prata no Mondial du Fromage na França 2021.
Faixa Dourada – SUPER OURO no III Prêmio Queijo Brasil, e considerado o Melhor Queijo Artesanal de Leite Cru do Brasil. É um queijo maturado por 30 dias com azeite de oliva extravirgem de Alagoa. Harmoniza com vinhos tintos ou cerveja do tipo IPA. Este queijo é aromático, picância bem pronunciada, persistente na boca.
do Coronel (Medalha de Ouro, foi eleito um dos 5 melhores queijos do Brasil). É a mais alta patente da Queijo d’Alagoa-MG. Queijo da reserva particular do Osvaldo. Maturado de 6 meses a 1 ano. Zero Lactose. Potente, mineralizado, picância que persiste na boca. Tem um retrogosto adocicado e é extremamente aromático. Ideal para harmonizar com vinhos tintos bem encorpados.
Alagoa Grande – Medalha de Ouro. Se trata de uma peça de 5 kg do Queijo Artesanal Alagoa, com estágio de maturação de 15 dias (fresco). Queijo macio, levemente picante, persistente na boca, aroma lácteo e de ervas frescas.
Pedidos pelo site ou WHATSAPP: (35) 99885-6638 – Link pro Whatsapp:https://wa.me/message/4GSUGSZNMJHJJ1
Instagram: @queijodalagoamg
As informações são da Revista PRAZERES DA MESA – Pedro Melo